Clima

Junho será chuvoso, com frio intenso e possibilidade de neve em SC

Fenômeno La Ninã vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês

Divulgação

Após um mês de maio marcado por ciclone, neve e temporais, junho de 2022 deve ser frio e bastante chuvoso em Santa Catarina. A ocorrência do La Ninã – fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico – vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês.

De acordo com os meteorologistas, junho será gelado, pois novas ondas de frio são esperadas e devem chegar com intensidade.

— Frio não vai faltar. Podemos esperar pelo menos mais duas ondas de frio – que são dias consecutivos com temperaturas baixas. Além disso, também esperamos influência de massas de ar frio, que trazem quedas bruscas na temperatura e que podem alterar com maiores amplitudes térmicas — afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram.

Assim como ocorreu na segunda quinzena de maio, é possível que a neve volte a cair em regiões como a do Planalto Sul do Estado.

— Esse é um periodo que tem passagens de ciclones extratropicais pelo Sul e alguns desses sistemas favorecem cenários com precicipatação de neve, por exemplo, pela condição e época do ano — explica a meteorologista.

Apesar do frio, a ocorrência de veranicos – períodos sem chuva e temperatura mais elevada – não está descartada em Santa Catarina.

O início de junho deve ser marcado por chuvas frequentes, e algumas regiões podem registrar grandes acumulados de chuva. Segundo a Epagri, os meses de junho e julho costumam ser parecidos em relação à média climatológica de chuva, com variações de 70 mm a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 mm a 170 mm no Oeste e Meio Oeste.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Pesquisa inédita de geração de energia tem bons resultados em Santa Catarina

Estudo desenvolvido no Sul do Estado busca tecnologia viável economicamente para realizar a captura de dióxido de carbono em indústrias de geração de energia a base de carvão

Morte de duas crianças em condomínio de Criciúma é investigada

Equipes da Vigilância Sanitária encontraram fezes de rato e barata em duas caixa d'águas próximas ao local

Ciclista é atropelado por motorista em fuga que transportava 211 kg de droga em SC

Segundo informações da PRF, o motorista foi preso; o caso aconteceu em Joinville, no Norte do estado

SC tem mínima abaixo de -3ºC e geada no 1º dia de julho

Em Bom Jardim da Serra, às 6h os termômetros marcaram -3,41ºC. Em São Joaquim, a míníma foi de -3,2ºC na localidade do Vale do Caminhos da Neve.