Economia

Justiça cancela eleição do Sindicato da Saúde de Tubarão por suspeita de fraude

A suspensão foi solicitada pela chapa 2, de oposição

A 1ª Vara do Trabalho de Tubarão cancelou na última sexta-feira (06) a eleição da nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Saúde de Tubarão e Região – Sitesst, marcada para esta segunda-feira (09), por suspeita de fraude.

A suspensão foi solicitada pela Chapa 2 de Oposição em função de diversas ações supostamente fraudulentas efetuadas pela Comissão Eleitoral, formada por membros da atual diretoria. Entre elas está a ausência de registro da chapa de oposição – esta revertida via judicial e, posteriormente a impugnação da Chapa 2 as vésperas do processo.

“Além de a Comissão repassar a relação dos associados com somente 159 nomes, quando são 400, ainda excluíram como sócios vários membros da chapa de oposição alegando a falta de pagamento da mensalidade para efetuar a impugnação”, explica o advogado da Chapa 2, Ivan Bitencourt.

Conforme o advogado, na Ação Cautelar impetrada pela Oposição foi requerida ainda à nomeação de um interventor para comandar o processo eleitoral, mas o Juiz do Trabalho Silvio Rogério Schneider, ainda não definiu.

Se ele nomear um interventor, a atual direção será afastada e o Ministério Público do Trabalho – MPT irá se manifestar. O mandato da atual diretoria acaba dia 23 de março e dentro deste prazo não deverá ocorrer um novo pleito.

“Acredito que somente em 90 dias teremos uma nova eleição”, pontua Ivan. O Coordenador da Chapa 2, Varlei do Nascimento Bitencourt, analisa que a decisão da justiça foi uma vitória importante para os trabalhadores.

“Agora o processo eleitoral deverá ocorrer com ética, transparência. O associado irá votar pelas propostas das Chapas e não ser vítima de armadilhas de pessoas não confiáveis”, pondera. O Sindisaúde de Criciúma e demais sindicatos da região são apoiadores da Chapa de Oposição.

Colaboração: Maristela Benedet / Comunicação Sindicato da Saúde de Tubarão