Poder Executivo

Justiça concorda com atualização dos valores de IPTU para imóveis em Tubarão

Conforme o juiz, na sentença, “o verdadeiro objetivo dos autores era a busca de interesses particulares e ação popular não serve para esse fim”.

Foto: Divulgação

No fim da tarde desta quarta-feira (7) o juiz Antonio Marcos Decker, da Comarca de Tubarão, da Vara da Fazenda Pública e Fiscal, Acidente de Trabalhos e Registro Públicos, extinguiu a ação popular contra a prefeitura de Tubarão, sem julgamento do mérito.

Aprovado em 11 de dezembro pela Câmara de Vereadores de Tubarão, com 14 votos foram favoráveis e apenas três contrários, o Projeto de Lei Complementar que altera o valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), após atualização da Planta Genérica de Valores continua em vigor, com vencimento da primeira cota única com 20% de desconto nesta sexta-feira (9).

A última atualização ocorrida foi em 2002, mas ela deveria ser feita anualmente, conforme o Código Tributário Municipal. Se não for realizada, a prefeitura pode ser acusada pelo Ministério Público (MP) por crime de renúncia de receita. Há uma semana os vereadores José Luiz Tancredo (PSDB) e Douglas Antunes (MDB) entraram com Ação Popular por Violação aos Princípios Administrativos, com o objetivo de suspender a cobrança do reajuste.

Conforme o juiz, na sentença, “o verdadeiro objetivo dos autores era a busca de interesses particulares e ação popular não serve para esse fim”. Conforme o procurador-geral do município Marivaldo Bittencout Pires Júnior, uma ação popular deve provar, ao menos, um ato administrativo imoral praticado pelo poder público, o que não ocorreu.

O prefeito Joares Ponticelli está satisfeito com a decisão. “Sempre tive a consciência tranquila de que fizemos a coisa correta. Foi uma decisão difícil, mas necessária para o desenvolvimento da cidade. Tivemos a coragem de fazer o que outros não fizeram, comprometidos sempre com o crescimento de Tubarão. Sei da responsabilidade que temos e agora vamos focar em fazer as obras e melhorar cada dia mais os serviços para população”, destaca.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tubarão

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Doces ou travessuras? Maria-Fumaça temática vai comemorar Halloween e Dia do Saci

Dois passeios estão programados com o tema, entre Tubarão e Laguna. Um dos dias será dedicado à crianças