Política

Justiça Eleitoral catarinense lança o Portal do Eleitor

O portal possibilitará a centralização de informações e a emissão de certidões, além de funcionar como um canal eletrônico de comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já está disponível, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o Portal do Eleitor, que possibilitará a centralização de informações e a emissão de certidões, além de funcionar como um canal eletrônico de comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores.

O sistema conterá, ainda, os dados de todos os formulários que haviam sido previamente preenchidos nos cartórios eleitorais por aqueles interessados em aderir ao Portal, em torno de 11 mil.

Além disso, o Portal do Eleitor será utilizado para a convocação de mesários via internet e será o instrumento por meio do qual serão repassados informes em geral, tais como horários e locais de reuniões, entre outros.

A adesão ao programa Mesário Voluntário está integrada ao Portal. Os eleitores que tiverem interesse em trabalhar nas eleições poderão se cadastrar diretamente no Portal do Eleitor, em campo específico destinado aos mesários voluntários.

A ferramenta foi instituída para atender principalmente a dois objetivos. O primeiro deles é a rapidez, visto que a comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores passará a ser realizada de maneira quase imediata. “A convocação de mesários realizada via Correios ou oficial de justiça tem um retorno muito demorado; já o recebimento da convocação via Portal do Eleitor é quase instantâneo", afirmou o secretário de Tecnologia da Informação, Alvaro Sampaio Corrêa Neto.

O segundo objetivo é a economia, já que, atualmente, os gastos com a convocação de mesários, realizada via Correios, representam o terceiro maior custo da eleição. São feitas aproximadamente 67 mil convocações, tendo, cada uma delas, um custo aproximado de R$ 12, dependendo de se tratar de área urbana ou rural. As convocações via Portal do Eleitor possibilitarão, portanto, a geração de economia e agilidade ao processo, além de simplificar toda a logística nele envolvida.

Para se cadastrar no Portal do Eleitor, basta acessar o site do TRE-SC e clicar na aba “Eleitores”. O sistema também pode ser acessado clicando aqui.

Colaboração: Bárbara Leal / Comunicação TRE/SC