Esporte

Karateca de Braço do Norte conquista três pódios em competição nacional

Letícia Cardoso alcançou o primeiro lugar nas três modalidades em que competiu.

Divulgação

A ótima participação de Santa Catarina na ll Copa Brasil de Karatê, na modalidade kata, está condicionada ao talento da jovem atleta de Braço do Norte, Letícia Cardoso, de 15 anos. Neste sábado (27), a braçonortense conquistou três medalhas de ouro na competição nacional.

Letícia participou do evento na modalidade virtual nas categorias Júnior, Sênior e Open, e se consagrou campeã nas três. Ela conta que este foi um campeonato em nível brasileiro com participação de mais dois países. A competição contou com 665 atletas.

Letícia começou a treinar karatê com 7 anos, antes com 4 anos, começou a fazer Jiu-Jitsu. “Vivo o karatê. Treino para ser campeã. Quando não estou na academia treinando, estou na nutricionista, fisioterapia, quiropraxista e faço Mental Coaching. Isso tudo que um atleta de alto rendimento busca”, pontua.

A adolescente explica que por causa da pandemia, os campeonatos são online e desta forma, as apresentações podem ser gravadas em sua casa ou na academia. “Após as gravações mandamos o vídeo e nos inscrevemos na competição. Se não fosse a questão online seria difícil participarmos de tantas competições ao mesmo tempo”, finaliza.

Karate é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. O ingresso da arte no Brasil se deu por meio da inserção de imigrantes japoneses, no início do século 20. Porém, sua prática ficou restrita ao ensino particular, de mestre para discípulo, como originalmente ocorria no Japão. Apenas na década de 50 é que houve a abertura do primeiro estabelecimento voltado ao ensino e aprendizagem da arte marcial no Brasil.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

Imunizante chegou hoje no Aeroporto de Viracopos

Casal capota veículo na Via Rápida e é encaminhado ao hospital em Içara

Trânsito no local ficou lento durante atendimento aos envolvidos

Mestrado em Engenharia Metalúrgica conecta estudos com a indústria

Período de inscrições para nova turma está aberto na UniSatc

Carro colide em poste e deixa condutora em estado grave, em Jaguaruna

Acidente aconteceu na manhã deste domingo, em Arroio Corrente