Esporte

Karateca de Braço do Norte conquista três pódios em competição nacional

Letícia Cardoso alcançou o primeiro lugar nas três modalidades em que competiu.

Divulgação

A ótima participação de Santa Catarina na ll Copa Brasil de Karatê, na modalidade kata, está condicionada ao talento da jovem atleta de Braço do Norte, Letícia Cardoso, de 15 anos. Neste sábado (27), a braçonortense conquistou três medalhas de ouro na competição nacional.

Letícia participou do evento na modalidade virtual nas categorias Júnior, Sênior e Open, e se consagrou campeã nas três. Ela conta que este foi um campeonato em nível brasileiro com participação de mais dois países. A competição contou com 665 atletas.

Letícia começou a treinar karatê com 7 anos, antes com 4 anos, começou a fazer Jiu-Jitsu. “Vivo o karatê. Treino para ser campeã. Quando não estou na academia treinando, estou na nutricionista, fisioterapia, quiropraxista e faço Mental Coaching. Isso tudo que um atleta de alto rendimento busca”, pontua.

A adolescente explica que por causa da pandemia, os campeonatos são online e desta forma, as apresentações podem ser gravadas em sua casa ou na academia. “Após as gravações mandamos o vídeo e nos inscrevemos na competição. Se não fosse a questão online seria difícil participarmos de tantas competições ao mesmo tempo”, finaliza.

Karate é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. O ingresso da arte no Brasil se deu por meio da inserção de imigrantes japoneses, no início do século 20. Porém, sua prática ficou restrita ao ensino particular, de mestre para discípulo, como originalmente ocorria no Japão. Apenas na década de 50 é que houve a abertura do primeiro estabelecimento voltado ao ensino e aprendizagem da arte marcial no Brasil.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Atletas de Criciúma conquistam pódios em torneio internacional

Jiujitsukas disputaram o Floripa International Open no sábado e no domingo

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial