Esporte

Karateca de Cocal do Sul conquista bronze no Pan-Americano e garante vaga para o Mundial na Espanha

Atleta Luan Custódio Cruz (Foto: Maria Luiza Da Rolt)

Atleta Luan Custódio Cruz (Foto: Maria Luiza Da Rolt)

O karateca de Cocal do Sul, Luan Custódio Cruz retornou ao Brasil nessa segunda-feira (2), trazendo consigo um excelente resultado do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Karate. O atleta conquistou a medalha de bronze na categoria sub-21, menos 78 quilos, em Medellín, na Colômbia, no último final de semana. Além de colocar o Brasil no pódio e ficar na história do esporte do município, Luan também garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Karate que será disputado de 07 a 10 de novembro, na Espanha.

Segundo Luan o nível da competição foi bastante alto e todos tinham o mesmo propósito. “Nós realizamos três lutas. Enfrentei o Canadá, Estados Unidos e o Chile e, felizmente, nossa preparação foi muito boa e conseguimos colocar em prática todo nosso treinamento. Subir ao pódio do Pan foi a realização de um sonho. A emoção foi muito grande, a torcida do Brasil gritava o meu nome e o nome do país. Não há palavras que definam essa conquista. Essa medalha para mim é o que me motiva a continuar. Fui com esse objetivo, mas não esperava chegar tão longe em tão pouco tempo. Estou muito feliz e orgulhoso em representar o meu país, estado e cidade”, comemora.

Na manhã desta terça-feira (3), o atleta campeão foi recebido pelo Prefeito Ademir Magagnin acompanhado do técnico Luiz Boava, do Diretor de Esportes Matheus Cechinel, da secretária de Educação Esporte e Cultura, Raquel Quarezemin e do vereador Luiz Henrique Bittencourt. Luan fez questão de apresentar a medalha e agradecer ao apoio prestado pelo Poder Público. “Eu só tenho a agradecer a confiança em mim depositada, pois é sempre uma responsabilidade representar um município, um estado e imagina a nação inteira. A gente faz a nossa parte juntamente com o técnico que nos prepara, mas sem esse apoio não conseguimos chegar muito longe”, ressalta.

O prefeito parabenizou a conquista em nível internacional e afirmou que Luan é um orgulho e exemplo para a cidade. “Devemos toda essa conquista também ao técnico Boava que realiza um excelente trabalho com as crianças e jovens do município. Atrás de uma conquista há sempre um trabalho. Essa foi uma semente que foi plantada e regada com determinação, coragem e dedicação e que servirá ainda mais de incentivo aos atletas do nosso município. Agora a gente vai ainda mais longe, buscar o mundial com o Luan”, afirmou.

Mundial

Se antes os treinos eram rigidamente cumpridos, agora a preparação para o mundial será ainda mais intensificada. Para o técnico Luiz Boava o desafio agora é ainda maior. “Alcançamos o nosso objetivo e iremos focar nos trabalhos durante os próximos dois meses. Serão mais de três horas de treino por dia e Luan irá ainda intensificar a parte de musculação. Essa conquista é o resultado de um trabalho que a gente vai construindo ao longo dos anos e que nos orgulha cada vez mais”, afirma.

“O mundial é o topo, o máximo do karate aonde todo mundo que treina quer chegar e nós vamos seguir ainda mais confiantes”, afirma Luan.

Títulos conquistados

Luan foi Campeão Brasileiro da divisão de novos em 2011, na categoria 16 e 17 anos, menos 76 quilos, campeão da Olesc em 2011 e Campeão Estadual em 2012. Em 2013 entrou para a categoria sub-21 e conquistou os dois Estaduais e o Brasileiro e, no Sul Brasileiro, ficou em terceiro lugar.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Imprensa PMCS