Geral

La Niña, clima seco e muito frio: como será o tempo em Santa Catarina em 2025

Chuvas darão trégua nos primeiros meses do ano e 2025 segue com atuação fraca do fenômeno La Niña, diz especialista

Foto: Redação/arte/ND

O ano de 2024 foi marcado por muitas chuvas e com um inverno mais definido em Santa Catarina. Em SC, 2024 se tornou o terceiro ano mais chuvoso dos últimos cinco anos. Mas como será o tempo em SC em 2025?

O ano de 2024 foi marcado por chuvas intensas e com um inverno bem definido. O fenômeno El Niño foi responsável pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, “o frio foi bem definido. O inverno de 2024 teve mais características de inverno, diferentemente de 2023, quando não teve quase inverno”.

Este ano, chamou a atenção a quantidade de geadas em Santa Catarina: seis no total. “Teve também períodos de tempo seco, mas não muito significativo. O que mais chamou a atenção em 2024 foi o volume de chuvas, que ficaram próximas de 1000 e 2000 milímetros”, destaca Scheuer.

Primeiros meses de 2025 serão mais secos, diz meteorologista

De acordo com Piter Scheuer, partir do mês de janeiro, o tempo em SC em 2025 começa a ficar com menos chuvas devido ao verão. “Janeiro fica um pouco mais seco e dentro da normalidade. A partir de fevereiro e março, o clima começa a ficar mais seco, podendo ficar alguns dias sem chuva”, explica.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

O meteorologista explica que o verão de 2025 não vai ser tão rígido. “Será um verão dentro da normalidade. Pode haver duas ou três ondas de calor”, alerta Scheuer, destacando que pode haver também entre duas a três ondas de frio no inverno do próximo ano.

Scheuer explica que esse período com menos chuvas em Santa Catarina vai ajudar na agricultura. “Em fevereiro e março, a chuva é mais irregular. Mas, entre abril, maio e início de junho, a chuva fica mais regular podendo haver chuvas acima da média”, destaca.

La Niña ou El Niño? como será o inverno em 2025

Scheuer destaca que no próximo ano o fenômeno La Niña – que consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico – vai prevalecer até o primeiro semestre. “Como a La Niña está mais para a neutralidade, ela ainda vai estar configurada no ano que vem e deve interferir nas condições climáticas até a metade do ano”.

“Pelo menos até a metade de 2025, entre junho e julho, começa a aquecer um pouco mais as águas do Oceano Pacífico Equatorial. Então, o El Niño pode começar a se configurar no final do ano”, diz Scheuer.

Piter explica que como a La Niña é fraca, se misturando com a neutralidade, o inverno em Santa Catarina deve seguir os mesmos padrões de 2024. “O inverno de 2025 vai ser muito parecido com o último inverno. Vai ficar dentro dos padrões da normalidade da estação”.

Ele destaca que durante o inverno, pode haver pelo menos de dois a três períodos de calor no estado. Mas ele reforça que as ondas de frio estarão presentes durante a estação em Santa Catarina, que volta a ter as condições típicas do inverno, com geadas e até possibilidade de neve.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Segunda-feira deve ser de tempo firme e com predomínio de sol em SC

Meteorologia prevê poucas nuvens no estado e temperaturas elevadas em algumas regiões, podendo chegar aos 30ºC.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

Carnaval chegando com calor até a manhã de domingo

Tempo bom persiste e as máximas vão chegar perto dos 35 graus.