Saúde

Laboratório sem alvará e suspeito de irregularidades em testes de Covid tem atividades suspensas em SC

Além da proibição do serviço, o local foi alvo de cinco mandados de busca e apreensão.

Divulgação

Um laboratório suspeito de aplicar testes de Covid-19 sem alvará sanitário e com irreguralidades em utilizar exames e termômetros sem o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi alvo de cinco mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. As atividades foram suspensas no local na terça-feira (7).

A ação foi solicitada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Uma investigação conduzida pelo órgão apontou que, mesmo interditado desde maio por falta da documentação de funcionamento, a empresa continuou aberta. O nome do laboratório investigado não foi divulgado.

A Vigilância Sanitária apontou ainda que laudos de teste de Covid-19 seriam emitidos por profissionais não autorizados e aplicados em locais inadequados. Além disso, a empresa não estaria alimentando o sistema oficial do Ministério da Saúde (E-SUS/VE) para acompanhamento e estatísticas da pandemia.

Na terça, a 2ª Vara Criminal da cidade determinou o recolhimento de todos os laudos de exames realizados nas unidades laboratoriais e todo material de operação como testes, termômetros e aparelhos.

A decisão da Justiça catarinense também determinou a instalação de uma placa em frente ao local com a seguinte informação: “as atividades da empresa estão suspensas por força da decisão judicial da 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú”.

O laboratório deve se abster de realizar qualquer tipo de atendimento até que as atividades sejam devidamente regularizadas. Caso descumprida a ordem, poderá ser decretada a prisão preventiva dos envolvidos, informou o MPSC.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento