Geral

Laguna e Garopaba têm ponto impróprio

O primeiro relatório semanal da temporada 2012/2013 foi divulgado ontem pela Fatma

A estudante Fernanda Rodrigues adora o Farol de Santa Marta, em Laguna. Mas, para tomar banho de mar, colocou como regra jamais entrar na água na Prainha. Isso porque a praia é quase sempre imprópria para banho.
 
Inclusive, este resultado se manteve no primeiro relatório de balneabilidade da temporada de verão 2012-2013, divulgado ontem pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Na Região Metropolitana de Tubarão, o estudo é feito em três lagoas e 17 praias de quatro municípios – Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna.
 
Além de Laguna, Garopaba também tem um ponto com percentual superior ao permitido da bactéria Escherichia coli. Fica bem na praia central, em frente à rua Lauro S. Müller. Já Imbituba e Jaguaruna, tiveram todos os pontos aprovados.
 
Voltando à Prainha do Farol de Santa Marta, o local da região citado com a maior frequência como inapropriada, o histórico não é nada positivo. Conforme o Jornal Notisul, no decorrer deste ano, em apenas duas oportunidades apresentou as condições indicadas para banho, em maio e julho. 
 
“Eu gostava tanto da Prainha, mas aquele esgoto que desemboca na praia fica pior a cada ano. Não sei como tem gente que ainda se arrisca a entrar na água, com risco de pegar alguma doença”, expõe Fernanda.

Os resultados das análises das amostras coletadas pelos técnicos mostram que 43 pontos estão impróprios em todo o estado, dos 195 pontos monitorados.