Economia

Laguna entra na disputa por multinacional italiana

A Cimolai, multinacional italiana beneficiadora de aço, que há algum tempo anunciou a intenção de se instalar em Santa Catarina, está agora em negociações com o governo municipal de Laguna.
A empresa já realizou negociações com Tubarão, Capivari de Baixo e chegou a assinar um protocolo de intenções para se instalar em Imbituba, mas as negociações não evoluíram.

De acordo com o prefeito de Laguna, Everaldo Santos, o município foi procurado pela empresa devido às condições geográficas. “A proximidade com a BR-101, o porto, a ferrovia e o Aeroporto Regional de Jaguaruna são importantes para o processo logístico da empresa”, diz o prefeito.

Ontem, foi aprovada pela Câmara de Vereadores a concessão de isenções e benefícios para que a empresa seja implantada na cidade. “Temos um protocolo de intenções que será apresentado em uma reunião amanhã (hoje) à diretoria da empresa”, conta o prefeito. A reunião está marcada para hoje, às 14h.

Entre os benefícios estão isenções fiscais dentro da legislação vigente e a venda de uma área de 10 hectares por um valor de R$ 3,00 o metro quadrado, que visa a oferecer atrativos para que a empresa se decida por Laguna. O prefeito Everaldo ainda destaca que existe um pedido de estadualização do Porto de Laguna que, caso se concretize, pode viabilizar obras que tornem possível a entrada de navios de grande por te, facilitando ainda mais o fator logístico.

“Já fizemos este pedido ao governador. Temos a intenção de atrair outras grandes empresas para a cidade também, gerando desenvolvimento para Laguna”, aponta o prefeito.

Para o vereador Andrey Pestana de Farias, a instalação da Cimolai em Laguna traria muitos benefícios para a cidade. “Mais empregos, desenvolvimento, melhoria na qualificação da mão de obra, recursos. Vejo como algo positivo”, salienta.

O investimento na unidade da Cimolai que deve ser implantada em Santa Catarina é estimado em R$ 110 milhões.

Vai e vem

Segundo o Jornal Diário do Sul, em 2012, o presidente da Cimolai no Brasil, Paulo César Gomes de Medeiros, chegou a assinar protocolo de intenção para a instalação da fábrica em Imbituba, com o governo do Estado. Antes disso, foi anunciado que a unidade seria em Tubarão, mas devido a problemas com o terreno sugerido a empresa desistiu da Cidade Azul. Desde então, surgiram informações não confirmadas de que a multinacional chegou a realizar negociações para a implantação em Capivari de Baixo, Criciúma e Içara.