Cultura

Laguna pede investigação sobre caricatura de Anita

A imagem foi exposta durante a Festa Nacional do Pinhão, que ocorreu em Lages, falando sobre onde Anita haveria nascido, se em Laguna ou Lages.

Foto: Divulgação/DS

Foto: Divulgação/DS

Um banner com a caricatura de Anita Garibaldi, citando Laguna no texto, foi alvo de repúdio e de um pedido de investigação pela Fundação Lagunense de Cultura. A imagem foi exposta durante a Festa Nacional do Pinhão, que ocorreu em Lages, e mostra Anita atirando contra um boneco que leva o nome da Cidade Juliana. 

Ainda na imagem, há um texto que visa a esclarecer o desenho, falando sobre onde Anita haveria nascido, ou seja, em Laguna ou Lages. Com patrocínio/apoio das entidades Família Arruda, Fundação Cultural de Lages, Angeloni e Pereira Publicidade Visual, o banner tem a seguinte frase: “Laguna é conhecida nacionalmente como terra de boiola. Logo, é impossível ter nascido lá! Alguém duvida?”.

Em nota, diante do ocorrido, a Fundação Lagunense de Cultura destaca que a cidade ganhou um “presente de grego” antecipado pelo aniversário da cidade. Ou seja, o banner com uma caricatura e um texto ofendendo o moral lagunense. Segundo a entidade, através da nota, a indignação parte também do fato de que, como se constatou, o autor vem praticando ao longo dos anos manifestações homofóbicas em relação ao povo lagunense e com apoio de entidades com prestígio nacional.

“Cobramos das autoridades policiais e judiciais uma justa punição aos envolvidos neste crime, bem como uma investigação se houve patrocínio destas publicações vexatórias por recurso público”, diz a nota assinada por Norton de Araújo Mattos, presidente da Fundação Lagunense de Cultura.

Com informações do Jornal Diário do Sul