Geral

Laguna sediará projeto piloto que desenvolverá método de implementação da Reurb em Santa Catarina

A Reurb confere o direito de propriedade as pessoas que residem em assentamentos informais consolidados, localizados em áreas com uso e características urbanas

Divulgação

Laguna receberá a implementação do projeto piloto de aplicação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) de áreas consolidadas informais. O objetivo do Governo de Santa Catarina é contribuir com a implementação pelos municípios do procedimento administrativo, instituído por lei federal. Para tanto, um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), da prefeitura e representantes da sociedade civil organizada, irá formular orientações de adequações à legislação a partir da realidade local.

A Reurb confere o direito de propriedade as pessoas que residem em assentamentos informais consolidados, localizados em áreas com uso e características urbanas. Tanto uma associação de moradores de um loteamento irregular quanto o próprio município podem dar início ao procedimento de regularização. “Como se trata de um procedimento relativamente novo, os entes interessados ainda têm muitas dúvidas e insegurança para implementar tal procedimento”, explica o diretor de Desenvolvimento Territorial da SDE, Thobias Rotta Furlanetti.

Segundo ele, o resultado do trabalho será um procedimento metodológico que considera os detalhes técnicos desde a apresentação da demanda pela regularização até a apresentação do Projeto de Regularização Fundiária, que envolve, por exemplo, levantamento topográfico e estudos preliminares das desconformidades e das situações jurídica, urbanística e ambiental. O resultado esperado é que com o protocolo, a implementação da Reurb possa ser realizada com mais clareza, transparência e eficácia pelos municípios.

A ação de assessoramento técnico foi demandada pela prefeitura e estará a cargo da SDE, através da Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DTT), e da Sema, através da Coordenadoria Técnica de Integração e Planejamento Ambiental (Ceipa). Na última quarta-feira (23), foi realizada uma reunião entre os representantes das organizações envolvidas para discutir as etapas do trabalho. A equipe também realizou o reconhecimento das áreas de ocupações consolidadas informais em Laguna, onde se estuda a implementação da Reurb.

Região costeira

Conforme a coordenadora da Ceipa, Monica Koch, em relação à região costeira, onde atualmente está sendo desenvolvido o trabalho de Gerenciamento Costeiro (Gerco), há características particulares que devem ser observadas, especialmente em relação à legislação ambiental. O intuito é auxiliar outros municípios na utilização da Reurb por meio do apontamento de critérios para que se possa fazer a regularização de áreas consolidadas informais.

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais