Geral

Laguna vai aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Foto: Marco Bocão

Foto: Marco Bocão

O prefeito Everaldo dos Santos, em reunião com a secretaria da pesca, empresários e representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do governo municipal, encaminhou ao jurídico, nessa terça-feira (13), a documentação necessária para estruturar o decreto de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisb – POA).

De acordo com o prefeito, o decreto será assinado esta semana. “Vamos aderir, nos próximos dias a documentação já estará pronta e assinada para iniciar o programa”, afirma Everaldo.

Para o veterinário da secretaria de Pesca de Laguna, Eric Kubiak, o Sisb vai trazer grandes benefícios para a cidade. “A adesão desse programa vai gerar empregos, gerar impostos nos produtos e levar os nossos pescados para todo o Brasil”, revela.

Em Laguna, três empresas já estão aptas a participar: Pescados Correa, Souza Pescados e Duarte Pescados.  Outras empresas já estão se adequando, no total, há aproximadamente, sete empresas interessadas.

O Sisb-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.Santa Catarina aderiu ao programa no inicio deste ano. Os municípios que participarem do Sisb-POA poderão comercializar sua produção para todo o país.

Quem faz a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica em conformidade com as normas do Ministério da Agricultura é a Cidasc. Para garantir o ingresso no Sisbi, as indústrias passam por auditorias que avaliam procedimentos de serviço, documentos e planilhas.