
Foto: Yin Min Tu/wiki commons
Acidentes em minas são ocorrências que, infelizmente, acabam, na maioria das vezes, provocando inúmeras mortes. Um desses trágicos incidentes ocorreu em 2 de julho de 2020, em uma mina de jade localizada em Phakant, cidade situada em Myanmar, no sudeste asiático. Um deslizamento de terra atingiu o local, resultando na morte de 172 trabalhadores e ferindo gravemente mais de 100 pessoas.
Myanmar é um dos principais fornecedores mundiais de jade, pedra preciosa que varia entre o branco e o verde-escuro, e, por isso, concentra diversas minas em seu território. Contudo, os acidentes nas áreas subterrâneas dessas minas são frequentes e, infelizmente, muitos trabalhadores perdem a vida. Grande parte deles sequer é registrada oficialmente, atuando como freelancers.
O deslizamento foi provocado por chuvas intensas que causaram o colapso de uma pilha de rejeitos de mineração sobre um lago. Esse evento gerou uma onda de lama que, segundo testemunhas, chegou a seis metros de altura, soterrando diversos trabalhadores. O acidente e a desesperada tentativa de fuga das vítimas foram registrados em vídeo.
Até o dia seguinte, já haviam sido encontrados 172 corpos. Os esforços de resgate enfrentaram dificuldades e atrasos devido às chuvas. As vítimas foram enterradas em uma vala comum cavada nas proximidades da mina.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Desastre na mina de jade de Hpakant em 2020. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_na_mina_de_jade_de_Hpakant_em_2020 Acesso em 02 jul. 2025