A busca pelo Conhecimento

Lama da Morte: O acidente em uma mina do Myanmar

Foto: Yin Min Tu/wiki commons

Acidentes em minas são ocorrências que, infelizmente, acabam, na maioria das vezes, provocando inúmeras mortes. Um desses trágicos incidentes ocorreu em 2 de julho de 2020, em uma mina de jade localizada em Phakant, cidade situada em Myanmar, no sudeste asiático. Um deslizamento de terra atingiu o local, resultando na morte de 172 trabalhadores e ferindo gravemente mais de 100 pessoas.

Myanmar é um dos principais fornecedores mundiais de jade, pedra preciosa que varia entre o branco e o verde-escuro, e, por isso, concentra diversas minas em seu território. Contudo, os acidentes nas áreas subterrâneas dessas minas são frequentes e, infelizmente, muitos trabalhadores perdem a vida. Grande parte deles sequer é registrada oficialmente, atuando como freelancers.

O deslizamento foi provocado por chuvas intensas que causaram o colapso de uma pilha de rejeitos de mineração sobre um lago. Esse evento gerou uma onda de lama que, segundo testemunhas, chegou a seis metros de altura, soterrando diversos trabalhadores. O acidente e a desesperada tentativa de fuga das vítimas foram registrados em vídeo.

Até o dia seguinte, já haviam sido encontrados 172 corpos. Os esforços de resgate enfrentaram dificuldades e atrasos devido às chuvas. As vítimas foram enterradas em uma vala comum cavada nas proximidades da mina.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Desastre na mina de jade de Hpakant em 2020. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_na_mina_de_jade_de_Hpakant_em_2020 Acesso em 02 jul. 2025

Notícias Relacionadas

Tigre x Goiás: João Carlos fora, Hiago da base relacionado e o possível adeus de Zé Gabriel

Criciúma encerrou a preparação para o jogo contra o Goiás com uma atividade no CT do Vila Nova

Pressão pra cima do Tigre: resultado da rodada deixa Criciúma a um ponto do Z4

Criciúma joga hoje às 19h30 contra o Goiás fora de casa para se afastar dos quatro últimos

Idosa é amarrada e tem a boca coberta com lençol durante assalto em sítio de Forquilhinha

Criminosos armados levaram dinheiro, carnes e documentos; vítima foi libertada pelo filho após a fuga dos suspeitos

Vereadores de Lauro Müller homenageiam personalidades em sessão marcada por reconhecimento

Criada por Júlio César, Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo celebrou as 10 personalidades e emocionou em homenagem póstuma ao idealizador.