Turismo

Lançado edital para construção do calçadão da Beira-Mar do Rincão

Foto: Divulgação / Prefeitura Balneário Rincão

O edital de licitação para a construção da primeira etapa do calçadão da Beira-Mar de Balneário Rincão foi lançado nesta segunda-feira (26).

O documento prevê a contratação de empresa para execução das obras de implantação da reurbanização de acesso à orla, na Avenida Waldemar Carlos Petrini, obedecendo o projeto e o memorial descritivo e planilha orçamentária que fazer parte integrante do edital.

A data de abertura das propostas será no dia 29 de março, quando será conhecida a empresa vencedora da licitação e que executará a obra. A obra contempla a implantação de academia ao ar livre, parque infantil, ciclovia, pista de caminhada e quadra poliesportiva, além das passarelas de acesso ao mar.

“O Calçadão da Beira-Mar irá transformar Balneário Rincão trazendo desenvolvimento econômico e atraindo mais turistas e veranistas para o município”, pontua o prefeito Jairo Celoy Custódio. O Calçadão da Beira-Mar é uma das obras mais esperada da região do Sul do Estado, já que vem sendo reivindicada há muitos anos.

Foto: Divulgação / Prefeitura Balneário Rincão

Para que o projeto saísse do papel, o prefeito, assim que venceu a eleição em 2016, mesmo antes de assumir a administração, foi chamado pelo deputado Ronaldo Benedet para discutir um dos projetos mais importante para a cidade, que foi o Calçadão da Beira-Mar. O deputado levou o prefeito no Ministério do Turismo, onde conseguiu os recursos que garantiram a obra. “Demos um grande passo e então a luta continuou para a liberação das licenças ambientais”, destaca Custódio.

Com os recursos garantidos, começou a luta para as licenças com a Fundação do Meio Ambiente – Fatma. Após a visita dos engenheiros ambientais da Fatma, foi conseguida a documentação. Mas também precisava da autorização da Superintendência do Patrimônio da União – SPU e, após o cumprimento de todas as exigências, a liberação foi publicada no Diário Oficial da União.

Passada estas etapas, o projeto foi apresentado na Caixa Econômica Federal para análise e aprovação. “Agora estamos dando mais um passo importante com o lançamento do edital para que a obra comece nos próximos meses”, explica o prefeito.

“O calçadão irá trazer ainda mais desenvolvimento turístico para a cidade. Uma obra aguardada por toda Região. Fico feliz em poder ter contribuído para que essa obra saísse do papel, depois de tantos anos de lutas, através de recursos garantidos por nós. Nosso compromisso com o Rincão é ajudar no desenvolvimento turístico e econômico e a obra trará isso, não só para a cidade, mas também para Região”, ressalta o deputado federal Ronaldo Benedet.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão

Notícias Relacionadas

Público prestigia solenidade de abertura da Festa da Tainha, em Balneário Rincão

Festa da Tainha tem público superior a 60 mil pessoas

Grupo de tabagismo: terapia ajuda fumantes a deixar o vício, em Balneário Rincão

Encontro discute trânsito na orla, em Balneário Rincão

Com a chegada da safra da tainha e o fim do verão, pescadores devidamente identificados terão acesso dos veículos na beira-mar.