Geral

Lançado o Guia dos Imigrantes em Criciúma

A solenidade foi realizada na tarde de hoje, (13), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

Foi oficialmente lançado na tarde dessa quarta-feira, dia 13, o Guia do Imigrante, uma cartilha de orientação aos estrangeiros que passaram a chegar ao município de Criciúma efetivamente no ano passado. O guia foi produzido através de uma parceria entre a Associação Empresarial de Criciúma – ACIC e a prefeitura de Criciúma.

A cartilha traz informações importantes da cidade, como os terminais urbanos; a Casa de Passagem, onde muitos estrangeiros acabam se alojando assim que chegam até Criciúma; e as leis trabalhistas.

Conforme o presidente da ACIC, César Smielevski, este guia é uma forma de receber os imigrantes com mais respeito e cidadania. “Acompanhamos a chegada deles na cidade e os recebemos de braços abertos. Nós somos resultados de movimentos migratórios”, comenta.

Só em 2014 mais de três mil imigrantes fixaram residência em Criciúma. Um deles foi Akponikpe Mensanh, do Togo, país do Norte da África. Segundo o imigrante, a maioria dos africanos em Criciúma são refugiados e o Brasil sempre esteve no primeiro lugar na lista de países para se refugiar.

“O mapa da cartilha, por exemplo, vai ser importante para que os novos imigrantes se localizem melhor na cidade. Será possível encontrar todos os locais, inclusive, a Polícia Federal”, frisa o estrangeiro. A cartilha foi produzida em dois idiomas, inglês e francês.

De acordo com o prefeito, Márcio Búrigo, estes imigrantes precisam se sentir acolhidos no município. Através de dois tradutores, Búrigo conversou com os imigrantes que estiveram presentes no Salão Ouro Negro, na prefeitura da cidade, onde ocorreu o lançamento do guia.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação