Economia

Lauro Müller avança na produção de leite

Dados da Epagri apontam que o município possui o terceiro maior rebanho de bovinos da região

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos últimos anos Lauro Müller se destacou no aumento da produção de leite. Muitos novos produtores entraram na atividade, para substituir a atividade de fumicultura ou diversificar a renda familiar.

A Epagri com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando diversos trabalhos para apoiar os agricultores que pretendem investir na bovinocultura de leite, quer seja para a diversificação da renda familiar ou como alternativa a cultura do fumo, que já não se mostra tão lucrativa.

Os resultados deste trabalho se tornam realidade como é o exemplo da propriedade da família de Alcides Sangaletti e Maria Goretti Sangaletti, na comunidade de Itanema. No mês passado (setembro) a propriedade com apenas três hectares conseguiu produzir quase dez mil litros de leite, gerando uma renda bruta de quase R$ 8 mil, no mês.

Assim como o senhor Alcides e dona Maria, muitas propriedades de Lauro Müller estão obtendo bons resultados na atividade da bovinocultura. Segundo dados da Epagri, o município possui o terceiro maior rebanho de bovinos da região, com 12.870 animais. “Este é um trabalho que vem de tempos, mas somente nos últimos anos é que começamos a nos destacar na região com a produção e produtividade de leite”, explica Paulo César Freiberger, técnico responsável pelo escritório da Epagri em Lauro Müller.

A bovinocultura de leite é uma das principais ações da Epagri no município, com ênfase na produção a base de pasto, ou seja, produzir leite com o menor custo de produção, para que sobre mais renda para a família.