Sem Categoria

Lauro Müller e Orleans participam de encontro para discutir limites do Parque Nacional de São Joaquim

Objetivo do encontro é analisar os ajustes nos limites do parque, propostos pelos parlamentares e discutidos na semana passada no Ministério do Meio Ambiente

A delimitação do Parque Nacional de São Joaquim é tema de encontro na tarde desta quarta-feira (08), na Câmara de Vereadores de Urubici. Na oportunidade, representantes das cidades integrantes do parque discutem os ajustes dos limites propostos pelos deputados federais e discutido na semana passada junto ao Ministério do Meio Ambiente. Orleans e Lauro Müller encaminharão seis representantes para o encontro que acontece às 14 horas.

“Não foi realizada a consulta pública junto à população de Lauro Müller quando aconteceu a criação do parque. Outra situação e quanto a chamada ‘zona de amortecimento’. Essa área limita a utilização de terras e pode trazer problemas futuros. Desconhecemos a real situação dessa discussão neste momento, já que nçao tivemos acesso ao que foi discutido nas reuniões passadas”, ressalta o extensionista da Epagri de Lauro Müller, Paulo César Freiberger.

De Orleans, representantes do Unibave também participarão do encontro. Em contato com Grão Pará, não há informação sobre a participação do município na reunião que acontece na tarde de hoje.

No ano passado, os municípios integrantes do parque se mobilizaram contra a ampliação do parque sem aviso prévio aos municípios.

Parque Nacional de São Joaquim

O Parque Nacional de São Joaquim está situado no sul do país, na região serrana de Santa Catarina. O acesso para a parte alta se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Ele também possui áreas nos municípios de Orleans, Grão-Pará e Lauro Muller, localizados na parte baixa da Serra do Mar.

Inserido no bioma Mata Atlântica, o parque foi criado para proteção dos ecossistemas existentes na área, incluindo remanescentes de matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus limites, além de promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública.

  • d9a7577ebe1dbe606c7b1dbbf4123c4b
  • 6a5790cad7d017049bd5d968f29f713d