Geral

Lauro Müller está entre as cidades catarinenses inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro

Apenas 15 dos 32 municípios do sul do estado estão presentes no mapa e apenas cinco cidades da Amrec atenderam aos requisitos para serem inclusos.

Divulgação

Lauro Müller é um dos municípios catarinenses que tiveram a validação para constar no Mapa do Turismo Brasileiro, apontados no Diário Oficial da União no final de agosto. Para ser incluso no mapa, o município atendeu uma série de recomendações e requisições estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de um plano de estratégias para o setor. Dos 32 municípios que compõe a região turística do Encantos do Sul, apenas 15 deles tiveram a validação. Na região da Amrec, dos 12 municípios membros, apenas cinco foram certificados.

Segundo o Ministério do Turismo, o mapa é o instrumento instituído para o Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do ministério no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. Ele é atualizado a cada dois anos e a última versão, de 2019, conta com 2.694 municípios, divididos em 333 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o ministério. Lauro Müller estará no Mapa até 2021, quando todo o processo de reinicia.

Segundo o Secretário de Turismo, Luciano Philippi, a inclusão no Mapa é importante para apresentar o município para todo o pais e, principalmente, a locação de recursos que poderão ser investidos no setor. “Para nós pleitearmos recursos federais, os valores somente virão para municípios que estão no Mapa. Os municípios que não estão inclusos não poderão acessar esses recursos”, diz o secretário. Além disso, lança Lauro Müller em rede nacional, via apresentação do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para o Prefeito Valdir Fontanella, a apresentação de Lauro Müller no Mapa é fundamental para fomentar o setor do turismo no município. “Vemos que o turismo vem crescendo, com empreendedores e Poder Público trabalhando em todos os bairros para fazer o setor cada vez mais participativo. Temos a certeza que o turismo será o segmento econômico mais forte em nosso município em alguns anos”, afirmou Fontanella.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Governador Carlos Moisés anuncia investimentos em três cidades do Sul do Estado

A agenda na região começa no aeroporto de Jaguaruna, às 16h40 de sexta, continua em Criciúma às 18h15 e, termina em Nova Veneza, na manhã de sábado.

Véspera do inverno tem mínimas negativas em cidades de SC; FOTOS

Nevoeiros isolados foram registrados na madrugada. Previsão indica sol no decorrer do dia.