Turismo

Lauro Müller inicia procedimento para restauração e exposição permanente de locomotiva

A máquina 207 da Ferrovia Tereza Cristina ficará exposta para moradores e visitantes na Estação Ferroviária.

Lauro Müller inicia procedimento para restauração e exposição permanente de locomotiva

Foto: ASCOM PMLM

Lauro Müller contará com um novo atrativo turístico. Trata-se da máquina 207 Ferrovia Tereza Cristina, que ficará exposta para moradores e visitantes na Estação Ferroviária. O intuito do Governo do Município é valorizar o setor que mais gerou emprego e renda na cidade e também a história local, tendo em vista que Lauro Müller é um dos únicos municípios que possuía um ramal próprio de ferrovia.

Em 2005, a Prefeitura de Lauro Müller recebeu um documento do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que dava conta de que Lauro Müller tinha direito a requerer a uma das máquinas tombadas, através de uma gestão consorciada com a Ferrovia Tereza Cristina, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Denit) e o IPHAN.

Dessa forma, a máquina 207 será revitalizada de acordo com as exigências de restauro para bens tombados. O Município trabalha com um prazo de 24 meses, a partir da autorização do IPHAN e do momento em que estiver com o cadastro aprovado junto Ministério da Cultura, para fazer a captação do recursos, iniciar o restauro e trazê-lo para Lauro Müller. Sendo assim, o trabalho, possivelmente, deverá perdurar durante todo o período desta gestão. Para tanto, não serão retirados recursos dos cofres públicos do Município.

Visitas foram realizadas em Tubarão e em Rio Negrinho com o intuito de conhecer o processo, tendo em vista que ambas as cidades possuem equipes técnicas especializadas em recuperação de máquinas deste tipo. Orçamentos foram solicitados e, a partir disso, será definida e entidade que ficará responsável pelo trabalho e qual o valor do investimento. A Estação Ferroviária Dona Tereza Cristina também terá sua infraestrutura adaptada para receber o equipamento, que pesa por volta de 120 toneladas.

Notícias Relacionadas

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Desafio de Inovação vai selecionar projetos que visam melhorar a competitividade do turismo

O 1° Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo foi lançado na semana passada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação em turismo

Turismo: Braço do Norte recebe visita de equipe do Plano de Desenvolvimento Territorial da Amurel

A intenção do grupo, formado pela bióloga Roseli Nascimento e pelas turismólogas Rita Miquelon e Vânia Reis, é conhecer os pontos e propriedades turísticos para levantar um diagnóstico de locais a serem visitados na região.