Geral

Lauro Müller lança, oficialmente, Plano de Contingência para desastres

Documento apresentando na quinta-feira, 08, pela Defesa Civil do município prepara ações e responsáveis para resposta imediata frente a desastres naturais e causados pelo homem.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller, através da Coordenação Municipal de Defesa Civil, lançou oficialmente, na quinta-feira, 08, o Plano de Contingências para fazer frente à desastres naturais e não naturais. A elaboração do documento teve a participação de 15 instituições, sendo organizações governamentais, não governamentais e de voluntariado.

A apresentação do plano foi realizada no Auditório da prefeitura e teve como expectadores, o Prefeito Valdir Fontanella, o Coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, secretários, representantes de órgão de segurança e pessoas engajadas no projeto. Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender, durante estado de emergência, as necessidades de solução para problemas decorrentes de desastres naturais ou não naturais (ação humana). O plano também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. A coordenação das ações previstas no plano ficam por conta da Defesa Civil do município.

Segundo o Prefeito, o Plano de Contingências é necessário e fundamental para a tomada de ações frente a possíveis desastres naturais ou humanos no município. “A tragédia não avisa o dia que chega. Por isso temos que estar preparados para enfrentá-la”, lembrou. Para o Coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, o plano apresentado prepara as pessoas para agirem num momento de caos, minimizando os feitos do pós-desastres. “O plano apresentado nessa noite é amplo e bem estruturado, oferecendo respostas para ações em caso de necessidade trazida por um desastre natural ou não natural”, diz.

A apresentação do plano foi conduzida pelo Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Rafael Bonoti. De acordo com o coordenador, hoje existem 12 áreas de risco em todo o município, com 198 edificações e 744 pessoas sob risco. “Com o Plano de Contingências temos ferramentas para dar a mais rápida e eficaz resposta para resolvermos os problemas causados em tempo de desastres naturais ou causados pelo homem”, completa Bonoti.

O Plano de Contingências apresentados por Lauro Müller é um dos mais completos e abrangentes da região Sul catarinense, avalia Silveira. O município também é um dos pioneiros no estado catarinense em disponibilizar canal de atendimento para emergências e catástrofes que ocorram em todo o território lauromüllense, através do telefone 199. Em janeiro de 2017, Lauro Müller foi atingida por fortes chuvas, com alagamento de áreas, interrupção de vias e danos em estruturas na maioria dos bairros, na região central e nas áreas agrícolas.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Novo Presidente da CDL Orleans toma posse oficialmente

Muriel Silvério é o novo representante dos lojistas na cidade

Governo de Lauro Müller apresenta Plano de Contingência para casos de emergências no município

Defesa Civil Municipal começa elaboração do Plano de Contingência de Lauro Müller

O objetivo do encontro foi planejar as ações que serão desenvolvidas neste ano de 2019 no município.

Programa Defesa Civil na Escola: alunos de Lauro Müller realizam plantio de mudas nativas