Geral

Lauro Müller promove atividades no Dia Mundial Sem Tabaco

A fim de conscientizar a população a respeito dos malefícios do cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller promove, nesta terça-feira (28), uma mobilização em prol da campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. No município, a programação vai contar com panfletagens e sensibilizações, além da realização de uma passeata que sairá defronte a escola Hilário Pescador, às 8h30min.

"Proibir o patrocínio, promoção e publicidade do tabaco", este foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para a campanha do Dia Mundial sem Tabaco neste ano de 2013.

Conforme a coordenadora municipal do programa de tabagismo de Lauro Müller, psicóloga Daiane Querino, o consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. “O Dia Mundial sem Tabaco visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas do tabagismo passivo”, destacou a coordenadora.

De acordo com a OMS, as estatísticas demonstram que a proibição da publicidade ao tabaco é uma das formas de baixo custo mais eficientes que existem para reduzir o consumo. Contudo, segundo um relatório da OMS, em 2010 apenas 6% da população mundial se encontrava completamente protegida da exposição às táticas de patrocínio, promoção e publicidade feitas pela indústria do tabaco.

Todos os anos a "epidemia global do tabaco" mata cerca de seis milhões de pessoas, das quais mais de 600 mil não são fumantes, que morrem devido à exposição aos efeitos nocivos do tabaco. Em 2030 a OMS estima que, se nada for feito, a epidemia irá matar mais de oito milhões de pessoas anualmente. O Dia Mundial sem Tabaco visa, em última análise, contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, não apenas destas consequências devastadoras para a saúde, mas também para proteger da destruição social, ambiental e econômica causada pela utilização do tabaco e da exposição ao tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde, o tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo. É o único produto que mata quando consumido como orientam os seus fabricantes.