Alunos fizeram visitas técnicas na cidade para estudar e propor ações de valorização do turismo, cultura e geologia local.
Foto: ASCOM / Prefeitura de Lauro Müller
Lauro Müller foi palco, de quinta-feira a sábado (2 a 4), da primeira etapa das aulas de campo do Projeto Ciência e Turismo, iniciativa desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro. A atividade marca um novo momento na execução do projeto, que vem fortalecendo o vínculo entre a universidade, o poder público e o setor turístico do município.
Durante as atividades, os estudantes foram divididos em três grupos temáticos: Infraestrutura e Equipamentos Turísticos, Coluna White e Serra do Rio do Rastro, e Patrimônio Cultural; e realizaram visitas técnicas em diferentes pontos do município. O objetivo foi observar em campo aspectos estruturais, geológicos e culturais que servirão de base para a elaboração de um relatório diagnóstico sobre o potencial turístico de Lauro Müller.
O secretário municipal de Turismo, Ranieri Godinho, que acompanhou a programação, destacou o resgate e a importância da iniciativa. “É um projeto muito importante que estava adormecido devido à falta de interesse do município e que hoje resgatamos, dando todo o suporte para que seja realizado. O Ciência e Turismo visa desenvolver o turismo de base comunitária aliado ao nosso potencial cultural e, principalmente, geológico, por meio da Coluna White, que pode se tornar um grande produto turístico juntamente com a Serra do Rio do Rastro, pois estão no mesmo pacote e localização”, avaliou Ranieri.
A ação contou ainda com o apoio da Epagri, da Secretaria Municipal de Turismo e do Projeto Bem Cultivar, coordenado pelo engenheiro agrônomo Luciano de Melo Philippi. Os alunos visitaram empreendimentos turísticos, formações geológicas e locais de valor histórico e cultural, reunindo dados que subsidiarão o estudo final.
A próxima etapa do projeto está prevista para os dias 6, 7 e 8 de novembro, quando os grupos retornarão ao município para apresentar os resultados e entregar o relatório com o diagnóstico completo, incluindo propostas de valorização e divulgação do potencial turístico, geológico e cultural de Lauro Müller.