Saúde

Lauro Müller recebe médica cubana do Programa Mais Médicos

Lauro Müller recebe médica cubana do Programa Mais Médicos

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O município de Lauro Müller recebeu nessa quinta-feira (29) mais um profissional para reforçar os atendimentos na área da saúde. Trata-se da médica Lilian Campo, contratada por meio do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Doutora Lilian possui 30 anos e é natural da Província de Havana, em Cuba. Ela irá atender a partir dessa segunda-feira (3) na unidade de Estratégia Saúde da Família Zeli Antonio de Oliveira Cunha, no Distrito de Barro Branco.

Na tarde dessa quinta, Lilian foi apresentada oficialmente ao prefeito Valdir Fontanella e ao vice Pedro Barp Rodrigues. O encontro contou com a participação da secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, que na quarta-feira (28) viajou a Florianópolis para receber a médica.

Conforme a secretária, a profissional está passando por um processo de ambientação nos serviços de saúde, conhecendo os profissionais com quem irá atuar e a estrutura do município. “Estamos felizes em receber mais um profissional que a partir de agora passa a integrar nossa equipe para somar e oferecer um atendimento cada vez melhor à população”, registrou Carla.

Doutora Lilian, que atuou por dez anos em uma policlínica no município de Guanabacoa, na Província de Havana, chega ao Brasil com a missão de fazer o melhor trabalho em prol das pessoas. “Vou atuar na prevenção das enfermidades e evitar que ocorra complicações com os pacientes. Vamos dar assistência médica no que for preciso, garantindo o bem das pessoas”, disse a nova médica, que permanecerá no município pelos próximos três anos.

Lilian é a terceira profissional que o município de Lauro Müller recebeu por meio do programa “Mais Médicos”. A primeira foi em 2013, quando chegou a lauromüllense Graziela Nazário da Rosa, que havia se formado em medicina em Buenos Aires, na Argentina. E a segunda, foi Lilianny Herrera Ariosa, também de Cuba, que prestou atendimento durante três anos e se despediu do município na último mês de maio.

Programa Mais Médicos

O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Petroleiros deflagram greve de 72 horas a partir de quarta-feira

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Projeto de Comin declara de utilidade pública Lions Clube de Cocal do Sul

Terminal Pesqueiro de Laguna: recurso de R$ 1,5 milhão é anunciado para obras da fábrica de gelo