Geral

Lauro Müller recebe médica do programa Mais Médicos

Já está em Lauro Müller a médica Graziela Nazário da Rosa, natural da cidade, e que se formou em medicina em Buenos Aires, na Argentina. A lauromüllense foi apresentada à cidade nesta segunda-feira (23), às 11 horas, em coletiva de imprensa, na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito. Graziela é a primeira médica que chega a Região Carbonífera pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Conforme a secretária de Saúde de Lauro Müller, Clauzete Estevam Locatelli, a nova médica irá atuar na unidade de saúde de Guatá. “Ela ainda vai passar por um período de quinze dias de adaptação para conhecer a realidade da nossa saúde. Só então ela irá começar a atender a população”, explica a secretária, adiantando que o município espera ainda pela vinda de mais dois médicos, para as unidades de saúde do Centro e Barreiro.

Para o prefeito Fabrício Kusmin Alves este é um passo importante para garantir uma saúde de qualidade à população. “Nossa equipe está comprometida e empenhada para conseguir trazer estes profissionais para Lauro Müller. Eles vão possibilitar que tenhamos mais saúde e com qualidade para o nosso povo”, registra o prefeito, acrescentando que está feliz por receber a conterrânea Graziela.

Graziela Nazário da Rosa, falou ao Portal Sul in Foco, sobre a sua volta ao Brasil.

Sul in Foco – O que você espera encontrar na área da saúde em Lauro Müller?

Graziela – Eu espero encontrar muita receptividade, pois eu venho com muita vontade de atender bem a população.

Sul in Foco – Você já tem conhecimento sobre o sistema de saúde pública do país?

Graziela – Na minha volta ao Brasil, fiquei um mês no Rio de Janeiro e uma semana em Florianópolis, participando de capacitações para conhecer um pouco sobre a realidade da saúde do país e de Santa Catarina.

Sul in Foco – Como é para você estar de volta a sua terra natal e ainda poder trabalhar nela?

Graziela – É um momento de gratidão, porque foi Lauro Müller que me ajudou a estudar. Foram os meus pais que pagaram os meus estudos. Eu considero isso uma troca, pois o município me proporcionou a minha faculdade e agora eu quero retribuir tudo isso com muito trabalho. E também vou poder estar perto da minha família. Isso é muito bom.

Sul in Foco – Como está sendo a recepção na cidade?

Graziela – Considero-me uma pessoa de sorte por ter conhecido a secretária de Saúde Clauzete, que se empenhou para a minha vinda para a cidade. Só tenho a agradecer às autoridades e pessoas que estão me recebendo muito bem.

Sul in Foco – O que a população de Guatá, onde você irá trabalhar, pode esperar de você?

Graziela – Como eu vou atuar no maior distrito do município, onde há uma grande parcela de pessoas em risco social, vou trabalhar com mais vontade ainda para que possamos fazer bons planos de estratégia de saúde da família e assim fazer o melhor para aquela população.

[soliloquy id=”40206″]