Geral

Lauro Müller recebe micro-ônibus para transporte escolar

Veículo chega para somar à frota do município através de emenda parlamentar, com recurso de 189,9 mil reais.

Divulgação

O Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, recebeu na manhã de segunda-feira, 12, as chaves de um micro-ônibus zero quilômetro para ampliar a capacidade do transporte escolar no município. A entrega do veículo aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com participação do Governador Carlos Moises da Silva e o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. O Prefeito estava acompanhado da Secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella.

O micro-ônibus foi entregue ao município através do programa federal Caminho da Escola, vinculado à emenda parlamentar do ex-deputado Jorge Boeira, em 2017, no valor de 198,9 mil reais. O veículo tem capacidade para 29 lugares, vem com elevador para portadores de necessidades motoras ou cadeirantes e toda a sinalização e equipamentos de segurança necessários.

Ao todo, foram entregues 116 unidades, em dois lotes, sendo 42 veículos entregues na segunda-feira. Outros 29 micro-ônibus devem ser adquiridos para reforçar os municípios, anunciou o Governador catarinense. “Privar o aluno da educação por falta de transporte é uma violência”, disse Moises. Para o Prefeito Valdir Fontanella, o novo veículo é fundamental para ampliar a oferta de transporte escolar em todos os bairros. “Reforçamos nossa frota com mais esse micro-ônibus, tendo à disposição mais vagas em mais um veículo. A educação é prioridade para a construção de uma cidade forte, um município organizado para o futuro. E o transporte escolar também é prioridade para nós”, afirma o prefeito. A Secretária de Educação, que acompanhou a entrega, reforçou a utilidade do veículo para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais. “Com o elevador anexo, que dá condições de transporte com conforto e segurança para alunos com necessidade motoras, principalmente, temos uma ferramenta a mais para usarmos com nossas crianças”, afirma Heloisa.

Em maio passado, o Governo de Lauro Müller recebeu dois ônibus escolares que estão em uso para o transporte de alunos. Os dois veículos são de grande porte e foram adquiridos com recursos próprios do município. Os ônibus têm capacidade para transportar até 48 passageiros cada.

Em Santa Catarina, dos cerca de 500 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, perto de 125 mil crianças e adolescentes usam o transporte escolar gratuito. Em Lauro Müller, dos cerca de 1.900 alunos da rede municipal de ensino, ao menos 580 estudantes utilizam o transporte escolar. Para garantir e ampliar essa oferta de transporte, o programa Caminho da Escola objetiva renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do Distrito Federal e estadual de educação básica pública. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Entrega voluntária de bebês para adoção é tema de reunião na comarca de Criciúma

O procedimento de entrega voluntária de crianças recém-nascidas para a adoção é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Novo ônibus escolar chega no início de 2018 a Treviso

Prefeito Jaimir Comin confirmou a vinda do veículo em sua viagem a Brasília.

Prazo de entrega da Declaração do ITR acaba nesta segunda-feira (30)

Receita espera receber 5,7 mi de declarações neste ano