Geral

Leão-baio é capturado em Laguna

No final de semana, o animal foi visto na comunidade de Itapirubá, em Imbituba. Atingido por dardos tranquilizantes, ele foi resgatado pela Polícia Ambiental.

Foto: Divulgação

Um leão-baio foi capturado no início da tarde desta terça-feira em Laguna. O animal foi visto pulando um muro para dentro do patio do Praia Clube. No final de semana, a também conhecida como onça-parda, suçuarana ou puma concolor foi vista na comunidade de Itapirubá, em Imbituba.

Conforme o Notisul, a Polícia Militar Ambiental de Laguna foi informada e se deslocou até o local com armamento de dardos tranquilizantes. Ele foi capturado após ser atingido pelos dardos.

De acordo com o sargento da Polícia Ambiental, Robson Vieira, a Udesc cedeu espaço para deixar o animal repousando enquanto aguarda uma equipe de ambientalistas vindo de Maracajá.

“Essa equipe vai colocar um colar de monitoramento, verificar o sexo do animal, estado de saúde e assim que possível devolver a onça ao habitat natural”, disse o sargento.

O animal é um predador típico da região Sul do Brasil, mas cada vez mais raro, conforme o ICMBio. Ele aparece na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente e está também na chamada “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Há indícios de o animal ser proveniente da Serra do Tabuleiro, em Florianópolis.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Correntista de Imbituba receberá com juros e correção valor retirado da conta sem sua autorização

Sem seu conhecimento e autorização, em janeiro de 2015, R$ 19 mil foram transferidos de seu domínio para a conta de outra pessoa.

PRF recupera automóvel furtado há quase um ano em Imbituba, na BR-101

O motorista, de 44 anos, foi preso e conduzido para a Polícia Civil de Imbituba.

Polícia prende em SC quadrilha que fazia documentos falsos para foragidos da Justiça

Com novas identidades, criminosos conseguiam viver normalmente em Sombrio.