Geral

Leão-marinho é encontrado morto em praia de Florianópolis

Animal encalhou na Lagoinha do Leste com quadro de decomposição avançado

Divulgação

Um leão-marinho-do-Sul (Otaria flavescens) encalhou já morto na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira (16). Devido ao estágio de decomposição, as causas da morte do mamífero não puderam ser identificadas pela equipe da Associação R3 Animal, que registrou o encalhe. A carcaça foi enterrada no local.

Durante a necropsia não foram encontradas possíveis lesões ou marcas que indicassem algum tipo de interação ou intervenção humana no leão-marinho, que era um macho adulto, com 2,51 metros de comprimento. De acordo com a veterinária Daphne Wrobel Goldberg, o animal já estava em um quadro de decomposição bem avançado.

— Era um animal com bom escore corporal. Foram encontradas duas pedras no estômago, entre cinco e seis centímetros de diâmetro. O que é normal para a espécie, que ingere pedras para auxiliar na digestão — afirma Daphne, da equipe da R3 Animal.

Monitoramento de leões-marinhos

Desde 2019, um grupo de leões-marinhos, que usa um costão rochoso em Florianópolis para descansar, é monitorado pela Associação R3 Animal. Os animais saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam às praias catarinenses em busca de alimento e descanso.

Eles vivem entre 18 e 20 anos na natureza e as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e chegam a pesar 150 quilos. Já os machos podem alcançar 2,60 metros de comprimento e cerca de 350 quilos.

Conduzido pelo Ibama, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é dividido em 15 trechos que vão de Laguna (SC) até Saquarema (RJ). Em Florianópolis, que compõe o trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal que disponibiliza o telefone 0800 642 3341 para que a população solicite o resgate de mamíferos, aves ou tartarugas marinhas localizados no litoral.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições