Geral

Leão-marinho é encontrado morto em praia de Florianópolis

Animal encalhou na Lagoinha do Leste com quadro de decomposição avançado

Divulgação

Um leão-marinho-do-Sul (Otaria flavescens) encalhou já morto na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira (16). Devido ao estágio de decomposição, as causas da morte do mamífero não puderam ser identificadas pela equipe da Associação R3 Animal, que registrou o encalhe. A carcaça foi enterrada no local.

Durante a necropsia não foram encontradas possíveis lesões ou marcas que indicassem algum tipo de interação ou intervenção humana no leão-marinho, que era um macho adulto, com 2,51 metros de comprimento. De acordo com a veterinária Daphne Wrobel Goldberg, o animal já estava em um quadro de decomposição bem avançado.

— Era um animal com bom escore corporal. Foram encontradas duas pedras no estômago, entre cinco e seis centímetros de diâmetro. O que é normal para a espécie, que ingere pedras para auxiliar na digestão — afirma Daphne, da equipe da R3 Animal.

Monitoramento de leões-marinhos

Desde 2019, um grupo de leões-marinhos, que usa um costão rochoso em Florianópolis para descansar, é monitorado pela Associação R3 Animal. Os animais saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam às praias catarinenses em busca de alimento e descanso.

Eles vivem entre 18 e 20 anos na natureza e as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e chegam a pesar 150 quilos. Já os machos podem alcançar 2,60 metros de comprimento e cerca de 350 quilos.

Conduzido pelo Ibama, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é dividido em 15 trechos que vão de Laguna (SC) até Saquarema (RJ). Em Florianópolis, que compõe o trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal que disponibiliza o telefone 0800 642 3341 para que a população solicite o resgate de mamíferos, aves ou tartarugas marinhas localizados no litoral.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.