Poderes Municipais

Legislativo de Lauro Müller presta homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher

Fotos: Samuel Madeira/Sul in Foco

A Câmara de Vereadores de Lauro Müller homenageou, na noite desta segunda-feira (11), nove mulheres do município pela passagem do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Como de costume, cada vereador indicou uma mulher para receber a homenagem por meio do Projeto de Resolução 1 de 2019. Elas receberam um buquê de flores e um certificado que registra oficialmente a homenagem concedida pelo Poder Legislativo de Lauro Müller.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Luciano Leodato. Um grande número de pessoas, a grande maioria familiares e amigos dos homenageados, lotou o plenário da Câmara de Vereadores. Também ocupou local na bancada da Casa Legislativa, o prefeito em exercício Pedro Barp Rodrigues.

Em nome de todas as homenageadas, Lucilene Leodato Leonel, irmã do vereador presidente, agradeceu o reconhecimento e enalteceu a importância da mulher na sociedade. “Estamos felizes por estar recebendo esta homenagem. Sabemos que muitas são merecedoras e poderiam estar aqui em nossos lugares. Quero dizer nesta oportunidade que a competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje a mulher está presente em tudo e esta esperança se multiplica em cada sonho alcançados”, enalteceu Lucilene.

Em seguida, a vereadora Ema Hofmann Benedet, representando os vereadores, fez uso da palavra e enfatizou sobre a participação da mulher na sociedade com cada vez mais representatividade. “Temos muito que lutar, pois a violência contra as mulheres ainda é grande. Nos últimos tempos tem aumentado as notícias sobre feminicídio. Mas quero dizer à todas: mulheres sintam-se sempre abençoadas pela sua beleza que não sai com água, pela sua elegância que não é medida pelo tamanho do seu salto e cujas alegrias não dependem das circunstâncias”, ressaltou a vereadora Ema, que fez questão de registrar no início de sua fala o nome da ex-vereadora Soraya Cúrcio Librelato, autora da Resolução que criou esta homenagem em 2014, e que também acompanhava a sessão solene.

Confira quem foram as mulheres homenageadas:

Por indicação do vereador Anderson Antonio Bez Batti: Jucenir Aguiar Luciano

Nascida no dia 03 de Fevereiro de 1951, em Lauro Muller e residente no Distrito de Guatá, Jucenir é filha de Manoel Cardoso de Aguiar e Angelina da Silva Aguiar. No ano de 1974, casou-se com Janisvaldo João Luciano (in memoriam), com quem tem 03 filhas: Gislânia, Ana Paula, Flávia, 04 netos. Trabalhou como Técnica em Enfermagem atuando por 25 anos na Unidade de saúde de Guatá.  Recebe a homenagem desta Câmara de Vereadores no dia Internacional da Mulher de 2019.

 

Por indicação da vereadora Ema Hofmann Benedet: Terezinha do Carmo Mateus Hofmann

Nascida no dia 21 de julho de 1942, em Lauro Muller no Bairro Sumaré, é filha de Pedro Mateus e Mariana Silvério Mateus. No ano de 1960, casou-se com Teófilo Hofmann, com quem tem oito filhos: Janete, Janice, Ema, Maria Aparecida, Maria Salete, João Luiz, Eduardo e Ricardo. Estes lhes deram 17 netos e 6 bisnetos. Reside; no Bairro Sumaré em Lauro Muller. Trabalhou sempre em serviços “do lar” e ajudava seu esposo nos afazes da propriedade, especialmente na lida com gado leiteiro, pois seu esposo era funcionário da prefeitura e a maior parte dos trabalhos, tomava para si. Criou seus filhos na educação tradicional, católica e pautada de respeito e com muito trabalho. Tem no seu relacionamento familiar a amizade, confidência dos filhos levando-os sempre pelo caminho correto. Recebe nesta noite nossa singela homenagem pela passagem do dia internacional da mulher.

 

Por indicação do vereador do vereador Hélio Luiz Bunn: Zenaide Paladini da Silva

Nascida no dia 04 de novembro de 1952, em Orleans, no Bairro Rio Novo, filha de Horácio Paladini e Gélcia Mariot Paladini. No ano de 1974, casou-se com Aurideo, com quem teve 04 filhos: Josias e Adriana (in memoria) e Claurenice e Andreia, que lhe deram dois netos. Dona Zenaide reside em Rio Amaral Radio. Trabalhou na roça desde cedo e é o braço direito dos trabalhos da Igreja Batista de Lauro Muller, onde o seu esposo Aurideo é Pastor. Recebe esta homenagem também pelo reconhecimento e gratidão do grande trabalho que realiza com as pessoas, necessitadas que lhes procuram e pela passagem do Dia Internacional da mulher.

 

Por indicação do vereador José Antonio de Bettio: Ivonir Dela Justina Proinelli

Nascida no dia 03 de Novembro de 1961, em Vargem Grande – Lauro Muller é filha de José de Oliveira Dela Justina e Dolores Fernandes Dela Justina. No ano de 1987, casou com Moacir Pronelli, com quem 03 filhos: Juliana, Geam e Rafaela. Têm dois netos, Erick e Laura. Atualmente reside no Bairro Cairu. Trabalhou até seus 25 anos na roça e como doméstica. Exerceu as profissões de cozinheira e agente de saúde no Bairro Sumaré por 30 anos. Desde 1990 atua na Pastoral da Saúde da Igreja católica, Paróquia de Lauro Muller. Recebe o reconhecimento desta Câmara de Vereadores no dia Internacional da Mulher.

 

Por indicação do vereador José Cambruzzi: Maria de Lourdes Oliveira Padilha. Dona Maria não pode comparecer na sessão por estar sendo submetida a um tratamento de saúde.

Nascida no dia 26 de julho de 1950, em Morro da Figueira – Lauro Muller, Lurdinha é filha de Dimas de Albino de Oliveira e Clotilde Silvério Oliveira. Casada há 48 anos com Arno Padilha tem; cinco filhos: Ediana (in memoria) Adilson, Edson, Sidnei e Edilene. Tem 09 netos. Lurdinha é funcionária pública aposentada. Atuou como Merendeira nas Escolas Ligia chaves, e no Jardim de Infância de Itanema na APAE e na extinta escola Isolada no Portão. Sempre muito querida por todos Lurdinha é exemplo de mãe e de avó de família, fazendo amizades por onde passa. Recebe nesta noite nossa singela homenagem.

 

Por indicação do vereador do Luciano Leodato: Lucilene Leodato Leonel

Nascida no dia 04 de Abril de 1975, em Lauro Muller no Bairro Rio Bonito, filha de João Elias Leodato e Neiva Antônio Leodato (em memória). No ano de 1994, casou-se com Gilvanio Leonel, com quem tem Um filho: Gustavo. Reside em Mina Nova, Trabalha desde o ano de 2007, como doméstica. Lena como é conhecida é muito querida por todos que a conhece, e tem na sua família o reconhecimento por ter ocupado o cargo de mãe para os seus irmãos quando do falecimento de sua mãe Neiva no ano de 1.995. Recebe nesta noite as homenagens do Poder Legislativo pela passagem do dia Internacional da Müller.

 

Por indicação do vereador Manoel Leandro Filho: Maria Marcolino Leandro

Nascida no dia 25 de Outubro de 1937, em Tubarão SC, filha de Levino Josué Marcolino e Tercília de Souza. Casou-se com Manoel Leandro (em memoria), com quem teve 06 filhos: Fátima, Matilde, José Tadeu, João Paulo, Sandra e Manoel Leandro Filho, 11 netos e seis bisnetos. Residente em Barreiro – Guatá. Dona Maria sempre trabalhou nos afazeres do lar. Dedicando-se inteiramente aos filhos e a família tomou para si o papel de pai quando do falecimento de seu esposo na criação e educação dos filhos. Recebe a homenagem desta Câmara de Vereadores no dia Internacional da mulher de 2019.


Por indicação do vereador Pedro Luiz Machado: Maria Aparecida de Luiz

Nascida no dia 05 de agosto de 1960, em Ituporanga SC, Cida é filha de Joao Venâncio Pereira Filho e Gelsonir Machado Pereira. No ano de 1979, casou-se com Daniel De Liz, com quem tem 03 filhos: Gabriela, Danilo e André. Tem um neto, o João.  Reside; no Bairro Cairu, e trabalhou no Posto de Saúde por 33 anos, onde se aposentou em 2014. Recebe neste dia internacional da mulher nosso reconhecimento e homenagem da Câmara de Vereadores de Lauro Muller.


Por indicação do vereador Ronaldo Da Silva: Maria Helena Citadin

Nascida no dia 29 de 11 de 1949, em Pedras Grandes, filha de Alfredo Citadin e Inês Benedet Citadin. Foi casada com Ivanor Benedet com quem teve 03 filhos: Eraldo, Edneia e Simone. Maria Helena tem quatro netos e reside no Bairro  Arizona e atua Além das atividades do lar é costureira. Atua voluntariamente na Igreja Católica na Legião de Maria e como. Missionaria Dizimo e Mãe Peregrina. Recebe nesta noite as homenagens do Poder Legislativo pela passagem do dia Internacional da Muller.

Confira na íntegra a sessão solene desta segunda-feira:

Veja mais fotos da sessão:

  • IMG_0158
  • IMG_0164
  • IMG_0182
  • IMG_0185
  • IMG_0193
  • IMG_0199
  • IMG_0204
  • IMG_0206
  • IMG_0207
  • IMG_0209
  • IMG_0210
  • IMG_0211
  • IMG_0212
  • IMG_0214
  • IMG_0216
  • IMG_0218
  • IMG_0219
  • IMG_0223
  • IMG_0225

Notícias Relacionadas

Luciano Leodato é eleito presidente da Câmara e anuncia saída do PSB 40 de apoio ao Governo em Lauro Müller

Legislativo aprova requerimento solicitando que Banco Bradesco não deixe faltar dinheiro nos caixas em Lauro Müller

Vereadores limpam a pauta de votação e Câmara encerra os trabalhos de 2018

Previsões para o crescimento da economia estão cada vez menores

Ministério previa crescimento de 1,5% para este ano. IBGE vai divulgar no dia 30 os resultados do PIB no primeiro trimestre.