Educação

Lego robótica é o novo recurso usado por professores em sala de aula

Fotos: Divulgação / Comunicação Unibave

Fotos: Divulgação / Comunicação Unibave

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma educação motivadora para professores e alunos, promovendo o interesse pela ciência e tecnologia, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave adquiriu cinco kits de lego robótica para utilizar como ferramenta de apoio educacional e para o crescimento de um ensino motivador para professores e estudantes da instituição e demais mantidas, elevando o interesse pela ciência e tecnologia. O novo recurso de tecnologia é aprimorado para área educacional e trará um diferencial de ensino à instituição.

O material será usado em sala de aula por professores das escolas mantidas pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave e professores do Unibave nas disciplinas de matemática, física, cálculos, artes, gestão da cadeia de suprimentos e automação. A instituição tem cinco kits de lego disponíveis.

Segundo a Diretora de Educação Básica da Febave, Roselane Damasio Cachoeira, este material focado na área de robótica contribuirá para as disciplinas e no termo de trabalho e desenvolvimento com os alunos, ou seja, será um projeto desenvolvido gradativamente.

“Cada um de nós, coordenação, direção, professor, terá de fazer desse instrumento uma ferramenta para mudar as ações da sala de aula. Estamos trabalhando com uma geração bem diferente. Tenho certeza de que o material vai agregar bastante no sentido de alcançar aquilo que queremos: um aluno crítico que pense, elabore e inove”, relatou Roselane.

Alguns professores já participaram da capacitação ministrada pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, Nacim Miguel Junior, focada na utilização do material em sala de aula. Ele explica que a ferramenta é igual aos outros legos, porém vem com processador e com vários tipos de sensores, como de luz, de toque, de direção. “Essa tecnologia educacional foi montada com a ideia de que a criança aprende com os objetos em volta dela e com os erros também, pois quando ela tenta montar um projeto, ao errar, adquire conhecimento, aprendendo de forma lúdica”, completou Nacim.

A professora Jaqueline Fortunato, que é uma das organizadoras das capacitações de robótica, ressalta a importância dos recursos pedagógicos para o processo ensino aprendizagem. “É importante que os professores participem das capacitações e utilizem os kits da robótica como apoio educacional em suas aulas”, frisou Jaqueline.

Colaboração: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave