Geral

Lei Aldir Blanc: Museu como Ativação resgata iniciativas de artistas criciumenses

Documentário conta com a participação de três artistas diferentes, e está aberto para todos que quiserem estudar sobre o assunto

Divulgação

O projeto ‘Museu como Ativação’, criado por Maria Júlia Nandi Amboni e a amiga Elisa Correa, durante uma aula do curso de Artes Visuais, foi um dos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc no edital da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O objetivo foi resgatar as iniciativas de artistas criciumenses que ocuparam espaços alternativos, como interversões urbanas, tendo como exemplo o ‘pik nik coletivo’, a exposição ‘buuu!’, e o ‘coletivo laborativo’.

O ‘Museu como Ativação’ é uma espécie de documentário, contendo a participação de três artistas diferentes que foram entrevistados, sendo eles: Mahira Silveira do ‘pik nik coletivo’, Maurício Bittencourt um dos integrantes do ‘coletivo laborativo’, e Joélson Buggilla da exposição ‘buuu!’.

“Perguntamos quais foram as dificuldades para esse projeto e o que deixou para a cidade, e porque foram criados, para poder entender e talvez motivar a vontade de continuarem projetos assim. São projetos que já existiram e que não existem mais. O piquenique ainda existe, mas queremos que outros artistas também se proponham a ter novas ideias”, explicou Maria Júlia. “Foi com esse objetivo e o de registrar esse material também, pois não encontramos nada falando sobre isso na cidade”, concluiu.

O material pode ser encontrado através do perfil do Instagram @museucomoativacao e pelo canal do Youtube: Museu como Ativação. “Ele está aberto para todos que quiserem estudar sobre isso, queremos que outros alunos do curso estudem, se inspirem e usem esse projeto como referência”, ressaltou Maria Júlia.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza ação para relembrar um ano de vacinação e início da aplicação em crianças

Há um ano, a primeira dose da vacina contra Covid-19 era aplicada em Criciúma

Criciúma é a única cidade da Amrec a conquistar medalhas de ouro na Obmep

Ao todo, 100 alunos das escolas municipais são premiados com medalhas e menções honrosas, além de quatro professores que também foram destaques

TeleCovid: mais de 1200 atendimentos são realizados no primeiro dia

Serviço de atendimento remoto foi retomado nessa terça-feira

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse