Geral

Lei dos pneus limpos passará a valer a partir de março

Guarda Municipal e os Agentes de trânsito serão os responsáveis pela fiscalização e verificação da adequabilidade dos veículos.

O aspecto sujo das ruas que recebem o tráfego de caminhões que entram e saem diariamente das obras em construção, em Criciúma, está com os dias contados. A partir de março entra em vigor o projeto de Lei do Executivo PE nº 009/12, que proíbe tal prática. 
O prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo já estiveram reunidos com proprietários de construtoras e de outras empresas que trabalham com caminhões que transportam resíduos de qualquer natureza para esclarecer a importância do cumprimento da Lei.

Para o prefeito, as ruas da cidade têm estado com um aspecto ruim, que a faz ficar como uma aparência de descuidada. “O projeto do pneu limpo já foi aprovado pela câmara de vereadores. Estamos fazendo isso para evitar que a cidade se mantenha como está atualmente, essa necessidade eu observei vendo as obras da prefeitura. Também não damos um bom exemplo, sabemos que tem situações que fica difícil de fazer a limpeza dos pneus, mas conversando com os envolvidos que procuramos soluções juntos”, explicou Salvaro.

As vias públicas serão todas pintadas, mas o prefeito alerta que se não houver cuidado, em 15 ou 20 dias a pintura sumirá com a passagem dos pneus sujos.
De acordo com Salvaro, as obras do canal auxiliar devem finalizar num prazo de 30 dias, sendo que durante a etapa final a empresa responsável deve trabalhar conforme a lei. “A lei vai passar a funcionar a partir do dia 15 de março, com fiscalização. Quem não cumprir receberá uma notificação. Mas para que tudo ocorra dentro dos conformes faremos uma campanha para que todos tenham conhecimento da nova regra”, lembrou o chefe do poder executivo.

Quando a obra estiver utilizando um caminhão com concreto de alguma empresa, ele é de responsabilidade do dono da construtora, que deve estabelecer normas de transportes, sendo que a Guarda Municipal e os Agentes de trânsito serão os responsáveis pela fiscalização e verificação da adequabilidade dos veículos.

Colaboração: Decom PMC