Geral

Lei que proíbe mineração em Orleans é inconstitucional, decide Tribunal de Justiça

Ação de inconstitucionalidade foi requerida pelo Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina – Siecesc

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina votou e aprovou a ação de inconstitucionalidade da lei municipal de Orleans que impede a exploração mineral na cidade. O pedido foi do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina – Siecesc. A decisão foi aprovada por unanimidade e expedida no dia 05 de setembro deste ano.

Atualmente, uma lei municipal de Orleans veda o fornecimento ou a concessão de alvará de licença para toda e qualquer forma de exploração e extração de minérios na cidade. Nela, cita também que, a concessão somente poderá ser autorizada após aprovação por 2/3 dos vereadores, após discussão com os moradores e comunidades próximas ao local a ser explorado.

A alegação do Siecesc é que a Lei Municipal de Orleans é uma “afronta ao Art. 112, I e II da Constituição do Estado de Santa Catarina e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade, livre iniciativa e livre concorrência”. Defende ainda que, ao regulamentar a matéria, o município usurpou da competência privativa da União para legislar sobre minas e recursos minerais.

Além disso, o sindicato justifica que as jazidas, em lavra ou não, os demais recursos minerais e os potenciais de energia elétrica são propriedade da União e não estão sujeitos a qualquer limitação municipal.

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos