Turismo

Liberação para o início das obras de revitalização da Rua Raulino Horn deve sair nos próximos dias

Uma rua modelo e a valorização dos casarios do Centro Histórico e da igreja matriz. Iso é o que irá perceber os moradores e turistas ao transitar pela rua Raulino Horn, XV de Novembro (calçadão) e praça matriz, após as melhorias que irão custar R$ 8.016.881,71 milhões, vindos do Governo Federal. De acordo com o prefeito Everaldo dos Santos a liberação para o início da obra, através da Caixa Econômica, deve sair nos próximos dias. Os técnicos estão concluindo a análise do projeto. 

A ordem de serviço já foi assinada com as três empresas executoras: Quantum Engenharia, Sadenco Engenharia e Magapavi Construtora.  Laguna foi a primeira cidade do Brasil que assinou ordem de serviço, através do PAC das Cidades Históricas em 2014. 

A obra será a primeira dos nove projetos de revitalização do Pac das Cidades Históricas, onde Laguna foi contemplada com aproximadamente R$ 18 milhões. “O centro histórico estará mais moderno, sem fiações atrapalhando a beleza dos nossos prédios históricos, resultado da parceria do município com o Governo Federal classificou o chefe do poder executivo. ”, destacou o prefeito. 

Primeira etapa 

De acordo com a secretária adjunta de Planejamento, Grazielle Sitônio, a Rua Raulino Horn e o calçadão irão ganhar pavers, mobiliário urbano, paisagismo e drenagem. Uma das mais antigas vias do município será transformada num atrativo turístico. Os veículos poderão passar pelo local, com espaço para os pedestres. A rua de 800 metros terá também cabeamento subterrâneo. 

A obra deverá iniciar pelo Largo do Rosário. A transferência da rede de energia de poste por cabo subterrâneos irá seguir pela rua Raulino Horn, até o banco Bradesco, seguir pela rua Jerônimo Coelho até a igreja matriz, percorrer a praça e finalizar na rua XV de Novembro (calçadão), este irá receber pavimentação de pavers e pedras portuguesas. As obras do saneamento básico, conforme reuniões das equipes envolvidas, deve acontecer paralelo à revitalização. 

História

A rua Raulino Horn, principal rua do centro histórico, onde está localizado o Museu Histórico Anita Garibaldi e outros prédios tombados. Grande circulação de pedestres e veículos. Raulino Júlio Adolfo Horn (Laguna, 1 de julho de 1849 — Florianópolis, 26 de setembro de 1927) foi um farmacêutico, jornalista e político brasileiro. Filho do farmacêutico alemão Eduardo Amadeus Otto Horn, que imigrou para o Brasil em 1838, e de Claudina Bernardina de Oliveira Medeiros.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna

 

[soliloquy id=”116791″]