Geral

Licença ambiental impede o andamento das obras de pavimentação da Interpraias

Ainda resta protocolar o Licenciamento Ambiental de Operação (LAO), junto ao DNPM

Ainda resta protocolar o Licenciamento Ambiental de Operação (LAO), junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para que as obras de pavimentação da SC-100, a Interpraias, em Laguna, possam ser retomadas efetivamente.

A LAO valida a guia de utilização da jazida de areia em Jaguaruna, de onde será extraído o material para as obras. Como os funcionários do DNPM estavam em greve, os trabalhos na SC-100 chegaram a paralisar em alguns pontos.

É apenas com esta guia que os operários poderão retirar o material para a continuidade da terraplanagem, uma etapa essencial para que a obra avance.

Conforme o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Nazil Bento Júnior, é previsto que a empresa que assina a execução do projeto, a Setep, de Criciúma, receba a guia ainda esta semana. “Foram cerca de três semanas de paralisação. Se tudo correr conforme o esperado, não haverá muito atraso na obra”, avalia o secretário. Contudo, não é descartado uma revisão do cronograma.

Da extensão total da estrada – 15,540 quilômetros – ainda restam aproximadamente 14 quilômetros para serem terraplanados, de acordo com matéria do Notisul. Além de vencer esta etapa junto ao DNPM, existe outro impasse: a realocação dos postes da rede de energia elétrica. Segundo Nazil, a Celesc já estuda a melhor forma de efetuar o recuo.

Mas o ponto de maior preocupação é com o acesso ao Farol de Santa Marta, que será pavimentado com lajotas. A obra era para ter iniciado até, no máximo, julho. Isto garantiria tranquilidade para a temporada de verão, quando a movimentação no local é intensa. Sem a liberação da jazida, não existe um prazo definido para a responsável por esta parte no projeto, a A. Mendes, de Gravatal, iniciar o trabalho, quem dirá finaliza-lo.

A obra

A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como não havia as licenças ambientais, a obra começou somente em maio do ano passado. A parte em asfalto compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, foi licitada por R$ 20.929.047,40, e é executada pela Setep, de Criciúma. O acesso ao Farol de Santa Marta receberá lajotas nos 2,280 quilômetros, com investimento de R$ 2.770.115,66. Este trabalho será feito pela A. Mendes, de Gravatal.