Geral

Licitação para transposição do Morro dos Cavalos está prevista para o 2º semestre

Ainda é preciso concluir o PBA, que apontará todas as condicionantes em relação ao componente indígena

O suntuoso projeto de transposição do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, tem tudo para ser licitado em setembro deste ano. A data prévia foi anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) no lançamento do relatório de obras previstas até o fim deste ano e 2014.

O projeto técnico e de engenharia, assim como o estudo e o relatório (EIA/Rima) de impacto ambiental, estão prontos e aprovados. Apesar da boa notícia, o prazo somente será possível se houver entendimento em relação ao Plano Básico Ambiental, onde são descritos todas as condicionantes específicas em relação ao componente indígena.

A discussão entre Dnit, Funai e Ibama prossegue. O projeto prevê a perfuração de dois túneis de 2.220 metros cada, que atravessarão o maciço do Morro dos Cavalos. No lado sul, a obra iniciará logo após as pontes sobre o Rio Maciambu. No lado norte, o túnel termina em cima de pistas elevadas (viadutos de 400 metros cada), o que evita o aterro da área.

Enquanto a obra não sai do papel, o Dnit prepara mais uma operação de melhorias no pavimento no trecho não duplicado. Segundo o Jornal Notisul, a ação é feita entre o início do maciço até o Rio Massiambú. À medida que a frente de trabalho avança, o trânsito é interrompido em uma das faixas.