Trânsito

Lideranças políticas e empresariais iniciam movimento pela duplicação da rodovia

Foto: Jornal Notisul/Reprodução

Foto: Jornal Notisul/Reprodução

Mais de 35 mortes em 2012, diversos acidentes e a estatística de ser a rodovia mais perigosa do estado são dados que preocupam os representantes da Associação empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale) e outras entidades da região. Diante desses fatos, os empresários sugeriram ao Deinfra que duplique a SC-370 (antiga SC-438).

“São muitos acidentes e mortes registrados, isso porque ainda não está pronto o asfalto da Serra do Corvo Branco, que deve aumentar o fluxo de veículos. Muitos passam de mil”, sustenta o presidente da Acivale, Silvio Bianchini Neto em entrevista para o jornal Notisul.

Para o caminhoneiro Joacir Cardoso, que mora em Gravatal, a duplicação da rodovia é uma alternativa tardia. “Esses dias, meu pai bateu o carro nessa estrada, é muito perigoso. Essa duplicação é prioridade e vem tarde”, avalia.

O modelista Cristiano da Silva Vicente analisa que, com duplicação ou não, o motorista precisa aliviar mais o pé do acelerador. “Não sei se vai melhorar com a pista duplicada, mas a verdade é que os motoristas têm que ter mais conscientização”, destaca.

O presidente do Departamento de Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, já teve duas audiências com os empresários e lembra que está em elaboração o projeto para restauração da rodovia, com aumento da capacidade total.

“Apesar de ter um movimento intenso, a rodovia não tem volume para que seja duplicada. Essa restauração vai modificar e muito, e a tendência é que ocorram menos acidentes e mortes”, explica. O projeto deve ficar pronto até agosto ou setembro deste ano. Uma audiência pública é prevista para ocorrer antes da finalização do projeto.

Alternativa à SC-370

O projeto para abertura da estrada alternativa à SC-370 (antiga SC-438), que ligará a BR-101 à rodovia estadual pelo bairro São Martinho, em Tubarão, foi elaborado pela empresa Sinaliza, de Florianópolis, ao custo de R$ 350 mil (R$ 66 mil da prefeitura e R$ 284 mil do governo), e apresentou falhas em relação aos acesso para a nova estrada. Como a BR-101 está duplicada, é necessário reformular como será feita a entrada para o novo bairro que vai nascer na margem esquerda.

A readequação é feita por uma equipe do Deinfra. A expectativa é que o edital de licitação seja lançado ainda neste semestre. Se este prazo for cumprido, é bastante provável que a obra inicie até o fim deste ano. A via será uma extensão da avenida Tancredo Neves (da ponte Orlando Francalacci, do Exército), na saída norte da cidade.

A construção da nova rodovia, ainda sem nome, está orçada em R$ 19,8 milhões. Os recursos estão inclusos em um pacote de obras de R$ 6 bilhões, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova rodovia terá 3,9 quilômetros de extensão, pista dupla, com uma ciclovia e canteiro central de seis metros, por onde passarão as tubulações e sistema subterrâneo de iluminação.

Lombada física

Por diversas vezes, a comunidade do bairro São Martinho, em Tubarão, paralisou a rodovia SC-370 (antiga SC-438), no trevo de acesso à localidade de Taió. A reivindicação era pela colocação de uma lombada física no trecho para auxiliar na travessia dos pedestres, uma vez que os veículos passam em alta velocidade pelo local. Essa semana, o Deinfra instalou uma lombada próximo ao restaurante Serra Mar.

Para Cristiano da Silva Vicente, a colocação da lombada auxiliou e muito a passagem de um lado para outro. “Nós pedimos por muito tempo a lombada. Agora ficou mais fácil atravessar a rodovia, porque os motoristas diminuem a velocidade”, avalia, satisfeito.

O deputado estadual José Nei Ascari (PSD) intermediou a reivindicação da comunidade através do vereador Jairo Cascaes (PSD) junto ao Deinfra. “A princípio, o Deinfra resistiu à possibilidade de colocar a lombada, mas, devido aos graves acidentes, a lombada foi colocada”, Lembra o deputado.