Geral

Líderes definem comissões da Câmara e CCJ fica com União Brasil

Instalação e eleição dos presidentes ocorre nesta quarta-feira

© Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO

Após quase 50 dias de iniciado o ano legislativo de 2025, os líderes partidários conseguiram chegar a um acordo para definição dos partidos que presidirão as 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A instalação e eleição dos presidentes dos colegiados ocorrem nesta quarta-feira (19).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara, ficou com o União Brasil. Com isso, o MDB deve assumir a Comissão Mista do Orçamento (CMO), colegiado que reúne deputados e senadores responsáveis por aprovar a peça orçamentária enviada pelo Executivo. Havia um acordo entre MDB e União Brasil para dividir as duas comissões.

O maior partido da Câmara, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou com cinco colegiados. Isso porque a distribuição de comissões deve respeitar a proporcionalidade do tamanho de cada bancada no plenário da Câmara. O PL deve presidir, portanto, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a Comissão de Saúde, de Segurança Pública, de Turismo e de Agricultura.

O filho do ex-presidente Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), não vai mais presidir a Comissão de Relações Exteriores, como pretendia. Isso porque ele decidiu se licenciar do cargo e ir morar nos Estados Unidos (EUA). O PT acusava Eduardo de tentar usar o cargo de presidente da comissão para afrontar o Supremo Tribunal Federal (STF) no contexto do julgamento contra o pai dele por tentativa de golpe de Estado.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem a segunda maior bancada da Câmara, deve assumir as presidências das comissões de Cultura; Direitos Humanos e de Finanças e Tributação.

Confira abaixo a distribuição das comissões por legenda da Câmara:

 Comissão de Administração e Serviço Público – Avante

 Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – PL

 Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – PP

 Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais – PV

 Comissão de Comunicação – Republicanos

 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – União

 Comissão de Cultura – PT

 Comissão de Defesa do Consumidor – PCdoB

 Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – PSOL

 Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Solidariedade

 Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – PSB

 Comissão de Desenvolvimento Econômico – Republicanos

 Comissão de Desenvolvimento Urbano – MDB

 Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial – PT

 Comissão de Educação – União

 Comissão do Esporte – PSD

 Comissão de Finanças e Tributação – PT

 Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – PV

 Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – PSDB

 Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional – União

 Comissão de Legislação Participativa – PRD

 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – MDB

 Comissão de Minas e Energia – PSD

 Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – Podemos

 Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – PL

 Comissão de Saúde – PL

 Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – PL

 Comissão de Trabalho – PDT

 Comissão de Turismo – PL

 Comissão de Viação e Transportes – PP

Notícias Relacionadas

Irmã gêmea de Ana Laura, Ana Júlia segue sedada e médicos aguardam redução do inchaço cerebral para avaliar cirurgia

Adolescente de 15 anos permanece na UTI do Hospital São José após sofrer traumatismo craniano e sangramento intracraniano; quadro é crítico e exige cuidados intensivos.

Justiça decreta prisão preventiva de motorista envolvido em acidente que matou adolescente em Criciúma

Após audiência de custódia, Lênio Leonides da Cunha, de 61 anos, foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta; irmã gêmea da vítima permanece em estado gravíssimo.

Coopercocal leva programa Jovens Cooperativistas para dentro das escolas em novo formato de Games

Projeto JCC Game começou nas escolas Francisca Búrigo e Padre Schuler e vai envolver cerca de 145 estudantes do 8º e 9º ano.

Com arquitetura inspirada na cidade, Sicredi Sul SC inaugura primeira agência em Laguna

Chegada ao município amplia a presença da cooperativa e fortalece conexão com a comunidade local.