Esporte

Liga Nacional de Handebol Feminino começa neste sábado em Criciúma

Time da cidade disputará a maior competição do país na modalidade

Divulgação

Criciúma receberá a maior competição feminina de handebol do país, neste sábado (4). A etapa sul da Liga Nacional de Handebol Feminino será disputada no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. A conferência sul do campeonato ocorrerá entre os dias 4 e 6 de setembro. A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Associação Criciumense de Handebol Feminino (Acrihf)/Unesc representará a cidade na disputa.

“Depois de muita espera, a Liga Nacional vai começar. Tenho certeza que todas as atletas estão animadas para os jogos. É muito gratificante sediar uma competição nacional, e nosso ginásio tem a infraestrutura adequada para receber as equipes”, afirmou o presidente da FME, Neto Uggioni. “Criciúma tem tradição no handebol e é uma cidade forte na modalidade, principalmente por conta da dedicação das jogadoras e do trabalho de base feito pela fundação”, concluiu.

A presidente da Acrihf, Camila Souza, explica a trajetória do grupo nos últimos três anos. “Desde 2018, com a fundação da Acrihf, conseguimos amparo em parcerias privadas e públicas, obtendo mais recursos para participar de competições e manter atletas”. O preparo para competição vem de longa data, e é trabalhado em diversas frentes. “Com o objetivo de chegar até a fase final, nossa equipe faz treinamentos táticos e de condicionamento físico, além de preparar também a mentalidade. Por tratar-se do campeonato mais importante, algumas jogadoras ficam ansiosas, pois jogaremos contra grandes elencos nacionais”.

Na primeira fase, o time local enfrentará respectivamente, as equipes de Sarandi e de Maringá, do Paraná, e o Nacional, de São José. Trata-se de uma etapa de ranqueamento, na qual todos os times se classificarão. A segunda fase, disputada no fim de outubro, será uma junção com a conferência do sudeste, na qual o primeiro time de uma região joga contra o último da outra, e assim por diante. Os quatro melhores se classificam para a chave final, que ocorrerá em São Paulo, em novembro. Não será permitida a presença de público.

Handebol no Programa +Esporte +Futuro

A FME oferece aulas de handebol para pessoas acima dos 8 anos, através do Programa +Esporte +Futuro. As atividades são realizadas no Ginásio Irmão Walmir Antônio Orsi, nas terças e quintas, das 13h às 14h15, e no núcleo da Esucri/Colégio Universitário nas terças, das 14h30 às 17h. Interessados em participar podem entrar em contato com o número (48) 9 9604-3836, que encaminhará demais orientações.

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso