Geral

Limpeza com máquina que não agride o meio ambiente é feita em Morro da Fumaça

A experiência está sendo feita com uma máquina que capina a fogo, eliminando o inço sem o uso de secantes ou de produtos químicos

Limpeza com máquina que não agride o meio ambiente é feita em Morro da Fumaça

Foto: Divulgação

Uma máquina que capina a fogo está sendo usada como experiência pela prefeitura de Morro da Fumaça para a limpeza da cidade. A capinadeira trabalhará durante esta quinta-feira (2), e sexta (3), para que a Secretaria de Obras verifique a eficiência do equipamento.

A capinadeira possui um sistema de limpeza de vias públicas que não agride a natureza, eliminando o inço sem o uso de secantes ou de produtos químicos. Além disso, o equipamento evita também a germinação de sementes. A alternativa de pouco impacto ambiental foi encontrada pela administração municipal após a proibição do uso de herbicidas.

Segundo o prefeito Agenor Coral, Noi, a máquina agiliza os serviços de capina e contribui para a redução de custos. “A capinadeira a fogo permite ao município uma economia considerável dos recursos públicos se comparada com o sistema de limpeza manual”, explica. Se aprovada a eficiência do equipamento, será aberto um processo licitatório para a contratação do serviço.

Lei de limpeza e conservação

A partir do dia 10 de março, a prefeitura de Morro da Fumaça colocará em prática a lei que dispõe sobre a limpeza e conservação de terrenos e lotes. O município notificará o proprietário de imóveis para realizar o serviço de roçada no prazo de 15 dias ou 48 horas, quando trouxer riscos à saúde pública. Caso o dono não execute o serviço dentro do prazo, ele será multado em R$ 1,09 por metro quadrado do terreno.

Se o serviço não for realizado pelo proprietário, a prefeitura fará a limpeza do terreno e lançará o valor de R$ 0,90 por metro quadrado do terreno roçado. Essa quantia será cobrada do dono do local em 30 dias.

Com informações do Portal DNSUL

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

MultiOx: produto de limpeza doméstica é novidade na Feira Casa Pronta em Tubarão

Novidade é exclusividade da Guimarães Produtos de Limpeza, empresa com mais de 30 anos no mercado. Este e outros produtos serão apresentados a partir desta quarta-feira (23) aos visitantes que passarem pelo piso térreo do Farol Shopping.

Projeto de lei prevê multa pesada a proprietários de terrenos baldios em Tubarão