Geral

Limpeza dos painéis do Paredão é concluída em Orleans

O trabalho de manutenção do Paredão das Esculturas do artista José Fernandes, o “Zé Diabo”, foi concluído nesta semana após o término da limpeza de todos os painéis que retratam desde a criação do homem até os últimos profetas do Antigo Testamento. O serviço foi coordenado pelo próprio escultor e pelo seu filho, Joel Fernandes. Apesar de o local ser de responsabilidade da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, a prefeitura de Orleans teve a iniciativa, e com a autorização da instituição, executou os trabalhos de limpeza e melhorias no local.

O artista “Zé Diabo” acompanhou todo o trabalho de recuperação da sua obra. “Realizar a manutenção desse local, mesmo não sendo de sua responsabilidade, mostra que o Poder Executivo de Orleans reconhece a importância dessa obra e valoriza o seu povo. Estou muito satisfeito com esta inciativa, pois foram anos de dedicação, um trabalho realizado com muito amor. Essa obra é uma parte de mim”, declara o artista orleanense. “Ter esse local limpo, mais estruturado e com as esculturas visíveis no ano em que o município comemora 100 anos de emancipação é um presente para todos”, acrescenta.

Para o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, é uma honra para Orleans ter uma obra conhecida em todo o cenário nacional. “O Paredão das Esculturas do Zé Diabo recebe visitas diárias de pessoas de todo o país, o que nos enche de orgulho. Apesar de a manutenção das esculturas ser uma responsabilidade da Febave, optamos por realizar o trabalho porque reconhecemos a importância dessa tão valiosa obra”, pontua o gestor.

Dr. Marco ainda destaca que os trabalhos realizados oferecem mais segurança às pessoas que passam pelo local. “Tenho a absoluta certeza de que com os painéis visíveis e com as melhorias na estrutura do local, o número de turistas vai aumentar significativamente”, aposta o prefeito.

“Tivemos alguns contratempos, mas conseguimos concluir a limpeza dos painéis. Acompanhei todo o trabalho do meu pai neste local quando criança e hoje tenho a alegria de poder coordenar essa ação tão importante. A nossa família está muito satisfeita com iniciativa da prefeitura”, relata o filho do artista. O trabalho também foi supervisionado diretamente pelo secretário de Infraestrutura, Udir Luiz Pavei, o Dija.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Orleans