Economia

Linha branca: IPI sobe a partir de segunda

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

O Governo Federal anunciou o aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que havia sido reduzido no ano passado, para produtos da linha branca, móveis, painéis e luminárias. A boa notícia é que o retorno do imposto ficará abaixo do previsto e não será reposto integralmente a partir desta segunda-feira, como o esperado.

Para fogões, a alíquota de IPI, que estava em zero no ano passado, subiu para 2% em fevereiro e a previsão é que ela avançaria para 4% a partir de julho, porém ela subirá para 3% entre julho e setembro deste ano. No caso de geladeiras e refrigeradores, a alíquota era de 5% até o fim de janeiro, passou para 7,5% em fevereiro e a previsão é que ela seria elevada para 15% a partir de julho. Entretanto, ficará em 8,5% até setembro.

Os móveis, painéis e laminados, que estão até domingo com a alíquota de 2,5%, terão um novo imposto de 3%. Segundo o Portal Clicatribuna, o tributo cobrado sobre luminárias e lustres passou de 7,5% para 10%. Já o papel de parede saiu de 10% para 15% de IPI.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, conversou com representantes do varejo, pedindo para que o aumento não chegue aos consumidores e seja absorvido tanto pelo varejo como pelo setor produtor.

Saiba Mais

Linha Branca

Fogão
até 31/01 – 0
De fevereiro até junho – 2%
De julho a setembro – 3%

Máquina de Lavar
até 31/01 – 10%
De fevereiro até junho – 10%
De julho a setembro – 10%

Geladeira
até 31/01 – 5%
De fevereiro até junho – 7,5%
De julho a setembro – 8,5%

Tanquinho
até 31/01 – 0
De fevereiro até junho – 3,5%
De julho a setembro – 4,5%

Móveis
até 31/01 – 0
De fevereiro até junho – 2,5%
De julho a setembro – 3%