Clima

Litoral de SC tem alerta para ondas de até 5 metros com avanço de ciclone

Há risco de ressaca, principalmente na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19)

Divulgação

O Litoral de Santa Catarina pode registrar ondas de até 5 metros já a partir desta terça-feira (17). A agitação do mar, conforme a Defesa Civil, é consequência da aproximação de uma ciclone extratropical. Há risco de ressaca principalmente na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19).

Órgão que monitora as condições climáticas, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a condição do mar. Além da influência do ciclone, a lua cheia contribui para deixar o mar mais agitado e as ondas maiores.

No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas podem ter picos de 5 metros. Já no Litoral Norte, as ondas esperadas podem chegar a até 2,5 metros.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em casos de maré alta a população tome alguns cuidados como evitar banho no mar e esportes náuticos. Confira:

  • Evite a navegação e a atividade de pesca;
  • Evite banho de mar ou esportes náuticos;
  • Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas atinjam a ciclovia;
  • Proteja embarcações e apetrechos de pesca e maricultura;
  • Ter atenção para estruturas e vias em regiões onde pode ocorrer erosão.

Morro das Pedras é monitorado

Região que sofre com a erosão, o Morro das Pedras, em Florianópolis, é monitorado pela Defesa Civil do município. Na manhã desta terça, equipes estiveram no local para avaliar a situação.

Conforme Alexandre João Vieira, gerente de operações do órgão, no momento não há risco de erosão no local neste momento. Os técnicos seguem avaliando a condição do local.

No ano passado, 14 moradores foram notificados por risco de desabamentos em função da erosão provocada pela ressaca. Uma contenção foi montada pelos moradores para impedir a ação do mar.

Com informações do NSCTotal 

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.