Clima

Litoral de SC tem alerta para ondas de até 5 metros com avanço de ciclone

Há risco de ressaca, principalmente na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19)

Divulgação

O Litoral de Santa Catarina pode registrar ondas de até 5 metros já a partir desta terça-feira (17). A agitação do mar, conforme a Defesa Civil, é consequência da aproximação de uma ciclone extratropical. Há risco de ressaca principalmente na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19).

Órgão que monitora as condições climáticas, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a condição do mar. Além da influência do ciclone, a lua cheia contribui para deixar o mar mais agitado e as ondas maiores.

No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas podem ter picos de 5 metros. Já no Litoral Norte, as ondas esperadas podem chegar a até 2,5 metros.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em casos de maré alta a população tome alguns cuidados como evitar banho no mar e esportes náuticos. Confira:

  • Evite a navegação e a atividade de pesca;
  • Evite banho de mar ou esportes náuticos;
  • Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas atinjam a ciclovia;
  • Proteja embarcações e apetrechos de pesca e maricultura;
  • Ter atenção para estruturas e vias em regiões onde pode ocorrer erosão.

Morro das Pedras é monitorado

Região que sofre com a erosão, o Morro das Pedras, em Florianópolis, é monitorado pela Defesa Civil do município. Na manhã desta terça, equipes estiveram no local para avaliar a situação.

Conforme Alexandre João Vieira, gerente de operações do órgão, no momento não há risco de erosão no local neste momento. Os técnicos seguem avaliando a condição do local.

No ano passado, 14 moradores foram notificados por risco de desabamentos em função da erosão provocada pela ressaca. Uma contenção foi montada pelos moradores para impedir a ação do mar.

Com informações do NSCTotal 

Notícias Relacionadas

SED se pronuncia sobre esfaqueamento em escola de Criciúma

Secretaria de Estado da Educação informa que está apurando as informações sobre o caso ocorrido na noite de sexta-feira no bairro Mina do Mato

Rua rachada em SC corre risco de desabar e famílias são orientadas a deixar casas, diz prefeitura

Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".

Mais caro que gasolina: óleo diesel é encontrado a mais de R$ 8 em duas cidades de SC

Pesquisa da ANP avaliou valores entre os dias 19 e 25 de junho e mostra cidades de Santa Catarina com óleo diesel a mais de R$ 8

Produtores de Soja recebem prêmio do Grupo Olim

Prêmio Produtividade de Soja Safra 2021/2022 foi entregue nesta quinta-feira (23)