Geral

Livro que resgata a história das comunidades e dos bairros é lançado em Orleans

Obra reúne relatos, imagens e informações de 33 comunidades rurais e 21 bairros, e passa a ser referência para quem deseja conhecer a origem e o desenvolvimento do município.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Um marco para a memória coletiva de Orleans. Assim pode ser definido o lançamento do livro “Comunidades Rurais e Urbanas de Orleans (SC): Origem, História, Etnia e Aspectos Culturais”, ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 3, em evento prestigiado por autoridades, representantes da comunidade cultural e familiares dos três autores da obra: Leomar Brugnara, Têka Carminati e Andréa Debiasi.

A cerimônia encerrou com sessão de autógrafos e um café colonial. O livro mergulha na história de 54 localidades orleanenses, sendo 33 comunidades rurais e 21 bairros urbanos. A publicação se destaca pelo conteúdo detalhado, com informações históricas, depoimentos, dados, fotos e registros culturais.

Além de apresentar a origem dos nomes das localidades, o livro aborda povos originários, processos de colonização, características geográficas, econômicas, políticas, sociais e culturais, além de destacar os pontos turísticos de Orleans. A obra surge como fonte para pesquisadores, professores, estudantes e todos que têm interesse em compreender a formação do município. Aos interessados em adquirir, mais informações podem ser obtidas com Andréa Debiasi pelo telefone (48) 99625-6303 (WhatsApp).

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Mais do que um registrar, o livro valoriza a identidade local ao reconhecer a memória das pessoas, famílias e eventos que contribuíram para o desenvolvimento de Orleans. “Muitas vezes, as histórias vão se perdendo. Cada comunidade e bairro estão aqui representados. Acredito que seja um legado e uma relíquia para o nosso município”, afirmou Leomar Brugnara, feliz pela concretização do projeto. “Nunca me imaginei escrevendo um livro, mas foi um grande prazer fazer parte disso”.

A escritora Têka Carminati também destacou a importância do trabalho e o processo até a publicação. “Quando fiz o último trabalho com o Pepê Miranda sobre as ruas de Orleans, pensei que seria o último. Até que veio o convite da Andréa. Relutei, mas acabei aceitando. Sou muito grata pela oportunidade de participar desse trabalho. Foi uma jornada longa, desafiadora, mas paralelamente enriquecedora”, declarou, agradecendo às inúmeras pessoas que colaboraram ao longo da pesquisa.

A idealizadora e também autora Andréa Debiasi ressaltou o caráter coletivo e simbólico da publicação. “Tivemos a oportunidade de lançar por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura (PNAB), uma iniciativa do Governo Federal que possibilitou trazer recursos para o nosso município. Isso, para nós, já foi motivo de orgulho. Este é um trabalho realizado em parceria e o resultado ficou muito bonito, cumprindo com o objetivo de preservar e valorizar a história da nossa querida e amada terra de Orleans”.

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Mega-Sena sorteia neste sábado terceiro maior prêmio da história

São R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Copom reduz juros básicos para 4,25% ao ano, o menor nível da história

Comitê indicou que manterá Selic neste patamar por um longo período