Geral

Lobo-marinho aparece em Imbituba

Foto: Divulgação

A praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, recebeu, na tarde de terça-feira (3), um visitante ilustre. Um lobo-marinho passou toda a tarde no local.

A presença do simpático mamífero foi monitorada pelo Instituto Australis e pela Udesc, executores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O lobo-marinho, que vive em pequenas ilhas desabitadas, como algumas do Uruguai, ou em zonas de costa, às vezes precisa se arriscar em alto mar atrás de alimento, geralmente peixes, mexilhões e polvos. O visitante voltou ao Oceano Atlântico no mesmo dia, e seguiu sua viagem.

A equipe de biólogos e veterinários isolou e identificou a área, para que o animal, que é assim chamado por emitir sons que parecem um uivo, não fosse incomodado, o que sensibilizou os moradores locais e curiosos sobre a ocorrência da espécie.

A equipe continua monitorando o animal, que, assim como seu parente leão-marinho, possui orelhas, diferenciando-se das focas e morsas. A orientação para a população ao se deparar com a presença de animais na praia é entrar em contato pelo telefone 0800-642-3341, para que uma equipe de veterinários vá ao local fazer uma avaliação.

Monitoramento das praias no país

O PMP-BS foi criado para avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Por meio dele, as praias são monitoradas, e os animais encontrados recebem atendimento veterinário. Aqueles já encontrados sem vida são submetidos a uma necrópsia.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Domingo será de sol em Santa Catarina