Geral

Locomotiva Maria-fumaça restaurada deve chegar em Lauro Müller nesta quinta-feira

A responsabilidade pela operação de transporte será de uma empresa especializada em cargas especiais

Foto: Dvulgação

Lauro Müller se prepara para receber uma locomotiva do tipo Maria-Fumaça, que em breve fará parte do acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro. A locomotiva a vapor, de modelo Santa Fé nº 207 e fabricada em 1949 na República Tcheca, possui 19,5 metros de comprimento e pesa 180 toneladas.

A doação desse equipamento foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o objetivo de preservar a história de Lauro Müller, especialmente relacionada à economia do carvão, que é considerado a primeira riqueza do Município e continua sendo um importante impulsionador do desenvolvimento local. A locomotiva, após passar por uma reforma estrutural, com substituição de peças e pintura, se tornará parte integrante do patrimônio cultural da cidade, contribuindo para a preservação da tradição ferroviária e se configurando como um atrativo turístico.

A doação, avaliada em R$ 110 mil, foi realizada em conformidade com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes de ser exposta em frente à sede do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, a locomotiva passou por um processo de revitalização estrutural. O Município também está promovendo melhorias no entorno da antiga estação ferroviária para receber esse valioso acréscimo ao seu patrimônio histórico.

Nesta quarta-feira (10), em entrevista para a Rádio Cruz de Malta, a secretária de Turismo de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi, anunciou que tudo está pronto para o transporte da locomotiva de Tubarão para Lauro Müller nesta quinta-feira (11). A responsabilidade pela operação de transporte será de uma empresa especializada em cargas especiais.

Notícias Relacionadas

Trio envolvido em receptação é identificado e dois aparelhos celulares roubados a mão armada são recuperados em Criciúma

A ação policial foi desencadeada pela Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DIC), da Polícia Civil

Interligação de rede de água pode afetar abastecimento em municípios do Extremo Sul do Estado

A Casan orienta ao consumo racional de água.

Rodovias, ferrovias e portos: como a logística, apesar dos desafios, impulsiona a economia de SC

Entidades defendem a aprimoramento e otimização das estruturas de transportes no estado. Setor produtivo estima necessidade de R$ 20,3 bilhões até 2027.

Gaúcha é internada em estado grave após cair de bicicleta e bater cabeça em curva de estrada em SC

Acidente aconteceu quando a mulher caiu em uma curva e bateu a cabeça. Vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.