Saúde

Lote suspenso da Coronavac foi distribuído para cidades de SC

293 foram encaminhadas para três regionais de saúde

Divulgação

Um dos lotes da Coronavac suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi distribuído para cidades catarinenses. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), 293 doses foram encaminhadas para as Centrais Regionais de Rede de Frio de Lages (40), Xanxerê (252) e Chapecó (1).

A Anvisa informou neste sábado (4) que suspendeu por meio de medida cautelar pelo menos 25 lotes da vacina da Coronavac. Com a ação, fica proibida a distribuição e uso das doses envasadas em um local que não foi aprovado pelo órgão.

Até o momento a Dive/SC identificou apenas um lote em SC dos que foram suspensos pelo órgão de controle. O montante com 2.100 doses foi entregue no dia 27 de julho. Desse total, 293 foram distribuídos e 1.807 seguem armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio.

A distribuição de vacinas contra Covid-19 em Santa Catarina acontece por meio de centrais regionais. São 17 ao todo. Os municípios retiram os imunizantes desses locais e levam para seus próprios postos de vacinação.

A Dive/SC não informou quais cidades retiraram essas vacinas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que aguarda uma nota de orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre o protocolo a ser adotado em relação as pessoas que possivelmente tenham recebido doses dos lotes suspensos.

As demais doses que seguem armazenadas, segundo a Dive/SC, não serão distribuídas até o Estado receber novas orientações.

Neste sábado (4) a Dive/SC distribuiu vacinas da CoronaVac para 129 cidades de Santa Catarina. As doses não são dos lotes suspensos. Elas estavam armazenadas para serem utilizadas como segunda dose (D2), e tiveram a distribuição adiantada com a confirmação de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. 

Medida não deve causar alarmismo, diz Butantan 

Em nota, o Instituto Butantan informou que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”. 

O instituto disse ainda que “convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac” na China.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Motorista de aplicativo é alvo de criminosos armados em Criciúma

De acordo com a PM, a resposta foi rápida, sendo recuperado o automóvel em 38 minutos

Pedras Grandes instala réplica do tamanho original do 14 Bis

Funcionários da Prefeitura de Pedras Grande foram responsáveis pela construção e desenvolvimento do projeto

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.