Geral

Luis Gustavo Cancellier é o novo presidente da AMREC

Ele sucede o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi

Foto: Divulgação

O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), assumiu nesta quinta-feira (25/01), a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ele sucede o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi (PP).

Gustavo é o 41º presidente da AMREC e o quinto prefeito de Urussanga que assume a presidência da Associação, em seis mandatos. Antes, Vanderlei Olívio Rosso por duas vezes, em 89 e 2002; José Vanio Piacentini em 1995; Ruberval Francisco Piloto em 1997 e Luiz Carlos Zen 2009.

O prefeito empossado agradeceu os demais prefeitos pela confiança e lembrou que há compromissos e demandas que o presidente “precisa correr atrás”, como a estender a Via Rápida da BR-101 até o Balneário Rincão; o contorno viário aqui de Criciúma; a duplicação da SC-445 de Içara, a duplicação desse SC-108 de Urussanga a Criciúma; a ACP do Carvão, o aumento do efetivo policial civil e militar e a melhoria da segurança. “A gente conhece todas essas demandas, acompanhou muitas vezes o desenrolar e até participando efetivamente em reuniões para tratar dessas demandas”, comentou Cancellier.

“Mais uma coisa que o presidente e os outros seis membros que fazem parte do nosso conselho executivo nos pediu como prioridade número um: que eu consiga unificar os 12 municípios da AMREC. Então esse é o meu primeiro grande compromisso”, comentou o novo presidente da AMREC.

O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, agradeceu aos colaboradores, e em especial a Unesc pelo apoio na transmissão da posse. Noi lamentou a gestão “um pouco conturbada”, e disse que sai um pouco triste da maneira como aconteceu. “Eu gosto de assumir desafios, gosto de me dedicar ao máximo e sempre deixar um legado. Infelizmente eu não consegui esse sucesso em virtude dos problemas que ocorreram, mas eu vejo que a associação é muito forte, são mais de 400 mil habitantes, temos aqui universidade, temos aqui uma associação comercial-industrial, então esses parceiros se unirem com o mesmo objetivo, acredito que temos um potencial muito grande”, avaliou Noi, que desejou êxito ao novo presidente.

Histórico da Associação

A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 468 mil habitantes.

Conselho Executivo Amrec – 2024

Presidente: Prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancellier (PP);

Vice-Presidente: Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (MDB);

Secretário: Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso (PP);

Tesoureiro: Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral (PP);

*Titulares Do Conselho Fiscal

• Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (MDB);

• Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).

Notícias Relacionadas

Idoso é encontrado morto dentro da própria barbearia em Araranguá: ‘foi agredido’

Polícia Civil deu início às investigações para identificar a autoria do crime; ocorrência foi registrada em Araranguá

Criciúma oficializa saída do uruguaio Baltasar Barcia

Homem é preso por estupro contra criança de sete anos em Braço do Norte

O mesmo já foi condenado por um crime semelhante, ocorrido há mais de 10 anos atrás

Gabriel Bianco é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Orleans

A eleição suplementar ao cargo de presidente também contou com o nome do vereador Paulo Canever (PSD).