Geral

Lula deixa a prisão e discursa em Curitiba

Ex-presidente deixou a prisão no fim da tarde desta sexta-feira após decisão do STF.

Divulgação

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou a carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba no fim da tarde desta sexta-feira, 8, após decisão do Supremo Tribunal Federal. Lula permaneceu preso um ano e sete meses por conta da condenação em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá nas investigações da Operação Lava Jato.

A soltura era esperada desde o começo da tarde, quando saiu a decisão favorável ao ex-presidente. Depois que deixou a carceragem, Lula discursou para aproximadamente 200 militantes que faziam vigília no local, agradeceu o apoio e fez duras críticas ao Estado brasileiro, à Justiça, ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Receita Federal, ao que chamou de “lado podre”.

O juiz Danilo Pereira Jr., substituto de Carolina Lebbos na 12ª Vara Federal em Curitiba, foi quem autorizou que Lula recorra em liberdade a pena, a qual cumpriria em 8 anos, 10 meses e 20 dias. Carolina está de férias e é a responsável pela execução da pena de Lula.

A decisão do STF favorável a Lula ocorreu nesta quinta-feira, 7, após votação de 6 votos a 5. A medida decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, e Lula entrava no grupo favorecido.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

Seis são presos acusados de participação em latrocínio em Treze de Maio