Geral

Lula deixa a prisão e discursa em Curitiba

Ex-presidente deixou a prisão no fim da tarde desta sexta-feira após decisão do STF.

Divulgação

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou a carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba no fim da tarde desta sexta-feira, 8, após decisão do Supremo Tribunal Federal. Lula permaneceu preso um ano e sete meses por conta da condenação em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá nas investigações da Operação Lava Jato.

A soltura era esperada desde o começo da tarde, quando saiu a decisão favorável ao ex-presidente. Depois que deixou a carceragem, Lula discursou para aproximadamente 200 militantes que faziam vigília no local, agradeceu o apoio e fez duras críticas ao Estado brasileiro, à Justiça, ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Receita Federal, ao que chamou de “lado podre”.

O juiz Danilo Pereira Jr., substituto de Carolina Lebbos na 12ª Vara Federal em Curitiba, foi quem autorizou que Lula recorra em liberdade a pena, a qual cumpriria em 8 anos, 10 meses e 20 dias. Carolina está de férias e é a responsável pela execução da pena de Lula.

A decisão do STF favorável a Lula ocorreu nesta quinta-feira, 7, após votação de 6 votos a 5. A medida decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, e Lula entrava no grupo favorecido.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Seis são presos acusados de participação em latrocínio em Treze de Maio