Geral

Macrodrenagem: primeira etapa de plano é concluída em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

A primeira etapa do Plano de Macrodrenagem de Tubarão foi finalizada e será apresentada na próxima quinta-feira, no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. A etapa se refere ao Plano de Trabalho Consolidado – PTC e ao Relatório de Dados Coletados e Avaliação. Além disso, serão ilustrados dados e informações já levantadas para discutir encaminhamentos. 

Inicialmente, foi realizado um trabalho de campo no Rio Seco para coleta de informações de nível e batimétricas para modelagem hidráulica. Nas demais localidades do município, os trabalhos estão sendo feitos nos laboratórios do IPH-UFGRS, e a compilação dos dados levantados está sendo realizada em Porto Alegre.

Os principais objetivos do Plano de Macrodrenagem do município de Tubarão são de minimizar os impactos de inundação e alagamento no município, incluindo áreas rurais e urbanas. Visa também a criar mecanismos de gestão da infraestrutura urbana relacionada às águas pluviais e dos rios para evitar perdas econômicas, melhorar as condições de saúde e de meio ambiente do município.

No momento, estão em andamento as seguintes atividades: levantamento e consistência das informações hidrológicas da Bacia do Rio Tubarão; levantamento de dados sociais da região, entre eles população, taxa de alfabetização, renda mensal, entre outros; levantamento e consistência de informações de base cartográfica, como classificação climática, declividade, modelo digital de elevação de baixa resolução (30 e 90 metros), água subterrânea, dados geomorfológicos, vegetação e tipos de solo; delimitação da bacia, geração de mapas de uso dos solos e a vetorização das seções batimétricas do Rio Tubarão.

Sequência

Essas atividades fazem parte da elaboração do próximo produto, que se refere ao relatório do diagnóstico e das características físicas por bacia (rural e urbana). Para o segundo bimestre está prevista a realização de seminário e início das seguintes atividades, de acordo com o PTC: diagnóstico das características físicas por bacias rurais e urbanas; geração das propriedades físicas, geográficas, hidrológicas e hidrodinâmicas das sub-bacias, entre outras; proposta de política do plano (objetivos, diretrizes, princípios); proposta de legislação municipal; proposta de gestão municipal; zoneamento de inundações; simulação da rede de macrodrenagem; definição das alternativas de controle; especificação das medidas estruturais; detalhamento dos programas propostos; manual de drenagem urbana. Os produtos deverão ser trabalhados para entrega a cada dois meses.